27 fevereiro 2009

Trilha para Pedreira pela Pedra Negra (19 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 9,2 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Varginha)
Caminho: estrada asfalto 5,2 Km + 4 Km por terra

Como foi dito no outro post sobre o caminho para a Pedreira existem vários caminhos. Este caminho nos levará até o topo da pedreira.
A paisagem avistada do alto da pedreira fará valer todo esforço do ciclista para sua subida.
Como todo caminho que pega a rodovia que liga Três Pontas à Varginha deve-se ter cautela no trecho asfaltado até a entrada da fazenda Pedra Negra.
A fazenda Pedra Negra além de muito bem cuidada possui o Museu do Café com muitas atrações e hospedagem para os visitantes.
O caminho de terra é bem íngreme e exige um esforço enorme, pois a estradinha além de mal conservada está coberto de cascalho, dificultando ainda mais na subida devido as escorregadas na pedalada. É realmente um teste de resistência física.
Ainda por cima a trilha está sempre com impedimentos (porteiras travadas, troncos e árvores inteiras derrubadas) propositalmente colocados pelos fazendeiros da região que desejam espantar motoqueiros, jipeiros e mesmos os silenciosos ciclistas. Mesmo assim, com um pouco de paciência e espírito de aventura dá pra transpor todos os obstáculos.
A vista do alto da pedreira é realmente linda. Enxerga-se um pouco da represa de furnas, algumas cidades e a Serra de Três Pontas bem nitidamente. A trilha no alto da pedreira passa por uma pequena mata fechada muito agradável.
É um passeio que vale à pena!



Trecho íngreme
.

Árvore derrubada pelo caminho
.

Vista da represa de furnas
.

Cerca impedindo a entrada da trilha pela mata


Pedreira (por baixo) (11 Km)

Grau de dificuldade: 1 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 5,5 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Varginha)
Caminho: estrada asfalto 3,8 Km + 1,7 Km por terra

Existem várias trilhas para se chegar até a pedreira que se encontra na estrada que liga Três Pontas à Varginha.
A pedreira está abandonada já faz um bom tempo, por isso a estrada, chegando lá, está toda tomada pelo mato.Mas ainda assim é um local interessante e próximo pra se pedalar. O paredão de pedra, formado devido as escavações torna o local diferente e por alguns ângulos até bonito.

Muita gente gosta de optar pelo caminho que leva até o topo, essa trilha mostrarei em outro post, pois passa por um trecho totalmente diferente deste.

Como foi dito, o caminho é curto, apenas 5,50 Km (tendo início no trevo de saída para Varginha), mas deve-se tomar cuidado pois são 3,80 Km em uma rodovia sem acostamento, curvilínea e movimentada.

O passeio compensa mais pela beleza diferente do local e facilidade de acesso! Bom passeio!


.
.
.

21 fevereiro 2009

Pontalete (51 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 25 Km parcial até o destino (inicio na saída para Campos Gerais)
Caminho: estrada terra

O Pontalete é um distrito de Tres Pontas que fica localizado às margens da represa de Furnas. Trata-se de um pequeno povoado, que possui infra-estrutura completa, igreja, campo de futebol, clube recreativo, mercados, ruas asfaltadas e o principal, uma bela praia banhada pelas aguas da represa.
É um dos destinos preferidos nos finais de semana pela população de Tres Pontas e ótimo destino para se pedalar.
A estrada, muito bem conservada, passa por muitas fazendas, pela escola agrícola municipal e por outro distrito chamado Martinho Campos.
É uma boa distância a se percorrer, com alguns trechos íngremes e longos. Mas dá pra manter uma boa média de velocidade.

Águas da represa

Igreja

Praia no Pontalete

Balsa



Pontalete a Tres Pontas (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

19 fevereiro 2009

Serra de Tres Pontas (41 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 20,3 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra

Um dos locais mais visitados e explorados por ciclistas, motoqueiros e jipeiros de Três Pontas é a Serra que fica próxima à cidade e deu origem à seu nome.

Existem várias opções de trilhas para a subida da serra, algumas com acesso bem precário. No geral, todos os caminhos exigem um bom fôlego, pois a subida é longa e íngreme.
Neste post está o caminho mais fácil e também mais usado pelos aventureiros que lá frequentam.

A estrada que segue até o pé da serra geralmente está sempre bem conservada e passa por diversas fazendas. Seguindo por esta estrada também é o caminho mais curto até a cidade de Carmo da Cachoeira.

Ao se chegar no pé da serra, passa-se por um belo haras e já se inicia a subida por trilhas entre a mata e pedras. A vista, devido à altura, é muito linda durante todo trajeto. Dá pra enxergar muito longe (levar um binóculo é uma boa!). Logicamente a cidade melhor avistada é Três Pontas.

Chegando no cume há um cruzeiro colocado há muito tempo, onde na época fora realizada uma missa.

Como foi dito, o local possui vários caminhos, e também muitas atrações... Há por exemplo um caminho que passa por uma cachoeira; e outro, onde se encontra uma muralha construída pelos escravos.

Se a subida exige muito do ciclista, a compensação vem na volta, onde é só curtir a longa decida até o pé da serra. O restante da volta é desgastante somente quando aproxima-se da cidade onde tem um longo trecho de subida, conhecido como "morro da faxina".

Resumindo, pra quem tem fôlego e espírito de aventura, esse é um dos melhores caminhos pra se pedalar!






Trilha para Serra de Tres Pontas (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

18 fevereiro 2009

Modalidades de ciclismo

Agora um pouco de teoria. Não gosto muito disso, mas é interessante e conveniente conhecer as modalidades de ciclismo. Isso ajuda, e muito, na hora de escolher o tipo de bike e equipamentos necessários (de segurança, ferramentas e acessórios).

Abaixo, criei um resumo da descrição de cada categoria:

- Trekking: modalidade caracterizada por passeios ciclísticos alternando terrenos levemente acidentados (trilhas), estradas de terra e asfalto. Muito praticada por pessoas que gostam de pedalar, se aventurar e curtir a natureza em passeios de variados níveis de dificuldade, podendo ser de curta ou longa distância.

- Cross Country (XC): modalidade de esporte muito comum no mundo das bikes em que o praticante pilota a bicicleta de maneira agressiva em terrenos acidentados exigindo maior esforço da bike e de seus componentes. Essa modalidade, apesar de exigente, não inclui situações extremas em que o esportista utiliza a bike para saltar obstáculos ou grandes quedas("Drops").

- Endurance (All Mountain): modalidade onde as provas são de longa duração e de terrenos com as características mais variadas, sendo necessários equipamentos robustos e adaptáveis a todos obstáculos.

- Freeride: estilo de pilotagem agressivo em que é necessário vencer obstáculos e saltos moderados. Esta modalidade requer uma bike mais resistente em relação ao XC.

Existem outras modalidades. Aqui descrevi as mais comuns em nossa região.


 
Downhill

 
Endurance
 Freeride
 
Cross Country

14 fevereiro 2009

Prainha por asfalto / terra (37 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 18,4 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Varginha)
Caminho: estrada asfalto, sendo 6,6 Km por terra

A "Prainha", como já foi citada em outro post, é lugar que compensa as pedaladas. E que a gente acaba sempre indo. E pra quem quiser variar um pouco o caminho, pode-se optar pela estrada asfaltada que liga Três Pontas à Varginha.

Pela estrada asfaltada poderemos chegar até bem além da metade do caminho... O que dará em torno de uns 12,4 Km rodados até a saída que pega a estrada de terra. Depois é só pedalar mais uns 6,6 Km para se chegar ao destino final.

Um aviso importantíssimo para os ciclistas que desejarem seguir por este trajeto: infelizmente a estrada asfaltada não possui acostamento nenhum! Isso torna este caminho pouquíssimo frequentado por ciclistas.

A única vantagem que vejo em realizar este trajeto seria o fato de o trecho asfaltado ser 90% só com descidas (na ida, é lógico). Dá pra fazer uma média de uns 40 Km/h, chegando à picos de velocidade de até uns 60 Km/h. Isso depende muito da bike, uma speed própria pra asfalto seria ótima. Mas como teremos de enfrentar um trecho de terra, a moutain bike ainda é a melhor opção.

A estrada em terra não é das piores, mas possui alguns trechos em estado de conservação nada bons. Pelo menos são poucos os morros.

O ideal seria enfrentar este caminho somente na ida, e voltar pelo caminho de terra já citado em outro post (clique aqui para ver). Assim evíta-se o movimento intenso de uma estrada asfaltada sem acostamento e ainda por cima num trecho só de subidas.

Dica: O melhor dia e horário para se pegar esse caminho seria num domingo bem cedo (tipo 7 da manhã) quando o trânsito é baixo.

Bom passeio!



Prainha por asfalto e terra (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

Condomínio Serra Verde (35 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 17,3 Km parcial até o destino (inicio no trevo da Usina Boa Vista)
Caminho: estrada terra

Belo local às margens da represa de Furnas, o Condomínio Serra Verde, já possui uma boa infra-estrutura e muitas casas prontas e em fase de construção. A vista do local é extraordinária e privilegiada, pois dali avístam-se outros ranchos com suas embarcações aportadas, como lanchas e até barcos-casa (não sei o nome exato!).

Os primeiros 12 quilômetros do trajeto seguem o mesmo caminho para a "Prainha" (já citado em outro post). Depois, basta seguir por mais 5 Km.

A estrada, após a passagem pela entrada da "Prainha" segue 1 Km ainda bem conservada, depois vai piorando, pois é necessário desviar-se da estrada principal, passando por trechos onde a estrada é muitas vezes íngreme e com valas. Em época de chuva fica bem barrento! Mas isso só aumenta a diversão!

Apesar de alguns desvios a marcação do caminho torna-se fácil pois existem alguns pontos que chamam a atenção, como por exemplo, quando saímos da estrada principal, um trecho após o "trevo" para a "Prainha", tem uma árvore enorme com uma curiosa "fenda" aberta bem no meio do tronco. Lá entramos na estradinha à esquerda seguindo a placa com sentido "Fazenda Floresta". Outro desvio seria mais à frente, após passarmos por um mata-burro no meio de um brejo, segue-se à esquerda no próximo entroncamento com outra estradinha.

Na chegada ao condomínio existe uma guarita vigiada, mas aberta à visitantes que desejam conhecer o local.

Ótimo local pra se tirar belas fotos! Boas pedaladas!

Trecho da estrada principal
.
Um pouco da vista privilegiada
.
O caminho fora da estrada principal às vezes é ruim...
.
Guarita logo na entrada
.
Vista do local
.
Ranchos
.
Lago artificial no local
.
Barcos aportados no condomínio
.
Fenda na árvore (marcador de desvio)
.




Condomínio Serra Verde (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

11 fevereiro 2009

Prainha (25 Km)

Grau de dificuldade: 2 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 12,3 Km parcial até o destino (inicio no trevo da Usina Boa Vista)
Caminho: estrada terra

Quem disse que mineiro não tem praia? Em Três Pontas tem! A "Prainha", como é chamado o bar e restaurante situado nas margens da represa de furnas, é um local de lazer e diversão. E como toda a orla da represa a paisagem é também muito bela!

A Prainha está localizada entre os municípios de Três Pontas e Varginha.

O caminho, por terra, tem início no trevo da Usina Boa Vista. A estrada, como é bem movimentada, e serve de caminho alternativo para outros pontos, como o Pontalete, costuma estar sempre bem conservada.

Outro ponto de destaque nesse trajeto é a conhecida "ponte do Tito", local muito bonito, sempre frequentado por pescadores da região.

É um passeio que não força muito pois, apesar de algumas longas subidas, principalmente na volta, elas não são tão íngremes. E a distância é relativamente curta. Lembrando que é necessário sempre um pouco de preparo físico e técnico.



Prainha (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

10 fevereiro 2009

Santana da Vargem por terra (26 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 12,7 Km parcial até o destino (inicio no bairro Século em TP)
Caminho: estrada terra (c/ pequeno trecho de 1 Km)
.
Conheço muitos ciclistas que odeiam estradas asfaltadas. Alguns por causa do trânsito de carros e caminhões, outros por não terem uma bike apropriada para asfalto (tipo uma speed) ou ainda, há os que simplesmente gostam mesmo é de pegar estradas de terra e trilhas onde o sossego e contato com a natureza são muito maiores.
.
Por isso, pra quem deseja pedalar até Santana da Vargem (cidade vizinha à Três Pontas), pode-se optar pela antiga estrada de terra que liga os dois municípios.
.
O caminho passa por uma estrada bem conservada, e às vezes bem movimentada (mas nada que se compare ao caminho por asfalto), pois passa por muitas fazendas e sítios.
.
A saída por Três Pontas inicía-se pelo bairro Século, e a chegada em Santana exige que se pegue um trecho de 1 Km para se chegar até o trevo da cidade.
.
Um bom roteiro para se seguir seria variar a ida e volta alternando entre terra e asfalto!
.


Tres Pontas ate Santana da Vargem por terra (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

07 fevereiro 2009

Santana da Vargem (30 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 15 Km parcial até o destino (inicio no trevo p/ Santana da Vargem)
Caminho: estrada asfaltada


Pra quem não gosta de estrada de terra, trilhas, barro e baques... Ou ainda, quer variar um pouco, e pegar um asfalto pra testar resistência e velocidade, esse caminho é uma boa opção. Se tiver uma Speed melhor ainda!

A estrada para Santana da Vargem é larga, com um bom acostamento e longos trechos de retas. A impressão é que o caminho de ida (Três Pontas - Santana) contém mais decidas, com isso, o tempo gasto até o trevo de Santana da Vargem é mais curto que a volta. Lógico que há de se considerar que na volta alguns fatores pesam contra, como o cansaço, por exemplo...

O ideal pra se testar a resistência é conseguir completar o percurso (ida e volta) em menos de 1 hora.

Lembrando também do cuidado com a segurança, pois se trata de uma estrada asfaltada por onde trafegam carros, caminhões e motos, todos em alta velocidade. Portanto todo cuidado e atenção é pouco. O melhor horário para se pedalar por lá seria aos domingos de manhã, quando o movimento é bem pequeno.

O caminho em si, é bem agradável, passando por pesqueiros e fazendas que margeam a estrada e tornam a paisagem mais bela. E quem preferir ainda pode dar uma voltinha pela pequena e simpática cidade de Santana da Vargem!
Trevo saída de Três Pontas sentido Santana da Vargem
.
 
 Trecho da estrada sentido Santana
.
  
Trecho próximo ao trevo para Pesqueiro Charneca
.
  
Vista de um pesqueiro às margens estrada
.


Tres Pontas ate Santana da Vargem (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

04 fevereiro 2009

Cachoeiras do Sobradinho (38 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 19 Km parcial até o destino (inicio no trevo p/ Santana da Vargem)
Caminho: estrada de terra

Mata fechada e lindas cachoeiras neste local que é um dos pontos mais belos para ir de bike.

Além da turma de bike, é também frequentado nos fins de semana por pessoas que vão para lá só pra nadar e se divertir.

O caminho, por estradas de terra, é em maior parte bem conservado, pois anda-se em longo trecho na estrada que liga Três Pontas à cidade de Nepomuceno. Somente quando aproxima-se do local é que tem-se de passar por uma estrada que vai se "fechando" pela mata e acaba virando uma bela trilha, que é recompensada no fim pelas belas cachoeiras.

Coloquei grau de dificuldade "4" levando em consideração a distância que, ida e volta dá uns 38 Km. Tem que ter um pouco de preparo pra aguentar! Mas realmente vale à pena!

Pros aventureiros desejo boas pedaladas!!

 
 
  


Cachoeiras do Sobradinho (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

03 fevereiro 2009

Torre (13 Km)

Grau de dificuldade: 2 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distâncias (opções):
4,5 Km parcial até o destino (inicio no trevo do Motel Paraíso)
6,5 Km parcial até o destino (início do “foguetinho” no caminho para usina Boa Vista)
5 Km parcial até o destino (inicio trevo p/ Varginha passando pelo "Paraíso")
Caminho: estrada de terra

Pra quem gosta de lugares altos e com uma bela visão, a “Torre” como é conhecido o ponto culminante mais próximo de Três Pontas é a melhor opção. Lá se localizam as torres com antenas de retransmissão dos sinais de TVs e rádios da cidade.

De lá é possível enxergar algumas cidades da região, um pouco da represa de furnas, a serra , a pedreira, além, é claro, de uma vista privilegiada da cidade de Três Pontas.

O caminho possui muitas variações, podendo ter início no trevo do Motel Paraíso, ou através do “foguetinho” (um monumento em um pequeno trevo na estrada para a Usina Boa Vista.), ou ainda tendo início pelo trevo de saída para Varginha e passando por outro ponto bem elevado apelidado de "Paraíso". Possui trechos com subidas acentuadas, e muitas opções de trilhas alternativas que são abertas pelos ciclistas que frequetemente pedalam por lá.

Passando por estradas mal conservadas e com muito cascalho, isso aumenta a adrenalina, principalmente na hora de voltar, devido ao longo trecho só com descidas.

As torres
Vista da Serra

vista da cidade de Três Pontas



Torre (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging