18 fevereiro 2009

Modalidades de ciclismo

Agora um pouco de teoria. Não gosto muito disso, mas é interessante e conveniente conhecer as modalidades de ciclismo. Isso ajuda, e muito, na hora de escolher o tipo de bike e equipamentos necessários (de segurança, ferramentas e acessórios).

Abaixo, criei um resumo da descrição de cada categoria:

- Trekking: modalidade caracterizada por passeios ciclísticos alternando terrenos levemente acidentados (trilhas), estradas de terra e asfalto. Muito praticada por pessoas que gostam de pedalar, se aventurar e curtir a natureza em passeios de variados níveis de dificuldade, podendo ser de curta ou longa distância.

- Cross Country (XC): modalidade de esporte muito comum no mundo das bikes em que o praticante pilota a bicicleta de maneira agressiva em terrenos acidentados exigindo maior esforço da bike e de seus componentes. Essa modalidade, apesar de exigente, não inclui situações extremas em que o esportista utiliza a bike para saltar obstáculos ou grandes quedas("Drops").

- Endurance (All Mountain): modalidade onde as provas são de longa duração e de terrenos com as características mais variadas, sendo necessários equipamentos robustos e adaptáveis a todos obstáculos.

- Freeride: estilo de pilotagem agressivo em que é necessário vencer obstáculos e saltos moderados. Esta modalidade requer uma bike mais resistente em relação ao XC.

Existem outras modalidades. Aqui descrevi as mais comuns em nossa região.


 
Downhill

 
Endurance
 Freeride
 
Cross Country

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!