19 fevereiro 2009

Serra de Tres Pontas (41 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 20,3 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra

Um dos locais mais visitados e explorados por ciclistas, motoqueiros e jipeiros de Três Pontas é a Serra que fica próxima à cidade e deu origem à seu nome.

Existem várias opções de trilhas para a subida da serra, algumas com acesso bem precário. No geral, todos os caminhos exigem um bom fôlego, pois a subida é longa e íngreme.
Neste post está o caminho mais fácil e também mais usado pelos aventureiros que lá frequentam.

A estrada que segue até o pé da serra geralmente está sempre bem conservada e passa por diversas fazendas. Seguindo por esta estrada também é o caminho mais curto até a cidade de Carmo da Cachoeira.

Ao se chegar no pé da serra, passa-se por um belo haras e já se inicia a subida por trilhas entre a mata e pedras. A vista, devido à altura, é muito linda durante todo trajeto. Dá pra enxergar muito longe (levar um binóculo é uma boa!). Logicamente a cidade melhor avistada é Três Pontas.

Chegando no cume há um cruzeiro colocado há muito tempo, onde na época fora realizada uma missa.

Como foi dito, o local possui vários caminhos, e também muitas atrações... Há por exemplo um caminho que passa por uma cachoeira; e outro, onde se encontra uma muralha construída pelos escravos.

Se a subida exige muito do ciclista, a compensação vem na volta, onde é só curtir a longa decida até o pé da serra. O restante da volta é desgastante somente quando aproxima-se da cidade onde tem um longo trecho de subida, conhecido como "morro da faxina".

Resumindo, pra quem tem fôlego e espírito de aventura, esse é um dos melhores caminhos pra se pedalar!






Trilha para Serra de Tres Pontas (http://ciclotp.blogspot.com) at EveryTrail

Map created by EveryTrail:GPS Geotagging

Um comentário:

Digite aqui seu comentário!