27 fevereiro 2009

Trilha para Pedreira pela Pedra Negra (19 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 9,2 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Varginha)
Caminho: estrada asfalto 5,2 Km + 4 Km por terra

Como foi dito no outro post sobre o caminho para a Pedreira existem vários caminhos. Este caminho nos levará até o topo da pedreira.
A paisagem avistada do alto da pedreira fará valer todo esforço do ciclista para sua subida.
Como todo caminho que pega a rodovia que liga Três Pontas à Varginha deve-se ter cautela no trecho asfaltado até a entrada da fazenda Pedra Negra.
A fazenda Pedra Negra além de muito bem cuidada possui o Museu do Café com muitas atrações e hospedagem para os visitantes.
O caminho de terra é bem íngreme e exige um esforço enorme, pois a estradinha além de mal conservada está coberto de cascalho, dificultando ainda mais na subida devido as escorregadas na pedalada. É realmente um teste de resistência física.
Ainda por cima a trilha está sempre com impedimentos (porteiras travadas, troncos e árvores inteiras derrubadas) propositalmente colocados pelos fazendeiros da região que desejam espantar motoqueiros, jipeiros e mesmos os silenciosos ciclistas. Mesmo assim, com um pouco de paciência e espírito de aventura dá pra transpor todos os obstáculos.
A vista do alto da pedreira é realmente linda. Enxerga-se um pouco da represa de furnas, algumas cidades e a Serra de Três Pontas bem nitidamente. A trilha no alto da pedreira passa por uma pequena mata fechada muito agradável.
É um passeio que vale à pena!



Trecho íngreme
.

Árvore derrubada pelo caminho
.

Vista da represa de furnas
.

Cerca impedindo a entrada da trilha pela mata


2 comentários:

  1. Primeiramente parabens pelo blog,me surpreendi com seu conteudo.
    Vamos la a trilha da Pedreira: minha preferida de todas da cidade!Subidas muito ingremes,realmente um bom teste para nos mountain bikers.Muito massa a mata no alto da pedreira e a vista que se tem la de cima compensa o esforço feito.Show tambem a descida com "rampas"(pequenas elevaçoes na terra para o escoamento das enchorradas das chuvas)ao lado dos eucaliptos.Antigamente passando pela mata sentido eucaliptos,antes de virar para a direita podia-se ir reto a chegava bem acima da pedreira Niemeyer,literalmente,so que agora nao passa ninguem mais la e o mato cresceu demais,nem tem como.Abraço a todos.

    Paulo Sacho-Peixaria Imperial

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário Paulo! Realmente esta trilha, devido ser pouca utilizada, está praticamente inascessível pois o mato tomou conta. Em breve postarei a trilha passando pelos eucaliptos que é a usada atualmente. VALEW!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!