23 outubro 2020

Dicas: Zwift e Rouvy - Simulador para treinos de ciclismo indoor

    Hoje temos no mercado vários simuladores para treinos indoor de ciclismo (rolo de treinamento). Rouvy, RGT Cycling, Bkool indoor, Fulgaz, Rolla World, Zwift e outros...

    Cada um com suas vantagens e desvantagens. A escolha depende do tipo de treinamento pretendido, visual gráfico que mais agrada e compatibilidade com seu rolo de treinamento.

    Testei a maioria, e os que mais me agradaram foram o Rouvy e o Zwift. 

    O zwift, que cheguei a assiná-lo é ótimo pra quem gosta de participar de corridas e treinos focados para esse objetivo. Tem ótima compatibilidade com a maioria dos rolos smart, o que possibilita uma perfeita simulação de altimetria nas rotas fornecidas pelo aplicativo. Uma boa variedade de rotas à escolha. É uma gameficação do treino, suas rotas são em um ambiente virtual 3D, muito bem feito e detalhado, mas a qualidade gráfica depende do equipamento que irá rodar o simulador. Pode ser em Smartphone Android ou IOS, TV Box e PC. Recomendo rodar em PC, com uma boa configuração e placa 3D dedicada com no mínimo 4gb de memória de vídeo. Fornece também vários tipos de Workout (treinos intervalados) que podem usar a tecnologia ERG.


    O Rouvy, já não é tão focado para treinamentos, possui menas opções de workout's, apesar de permitir a integração com outros apps próprios para isso. Porém atrai muitos usuários por permitir pedalar por rotas reais, com belas imagens das mesmas, dando uma sensação bem maior da realidade. Mostra a altimetria real, simulando a rota perfeitamente. Possibilita à todos compartilharem suas rotas de forma bem prática. Pode-se gravar a rota em vídeo e GPS, sincronizar tudo com um editor fornecido pela empresa e enviar, que logo estará disponível para qualquer pessoa do mundo pedalar. Está sendo muito utilizado para competições virtuais, em rotas famosas pelo Brasil e mundo afora. 

    Minha opnião: como meus treinos não são focados para competições, mas para forma física e saúde, tenho preferido usar o Rouvy. Acho as rotas virtuais do Zwift monótonas. O Rouvy me atrai pela grande diversidade de rotas reais, que estão sempre aumentando, e também por permitir colocar minhas próprias rotas gravadas. Para efetuar um treino mais forte, permite escolher oponentes que já pedalaram pela rota desejada, assim você cria um tipo de corrida particular, o que o torna mais estimulante ainda. Sua conexão com o smart trainer e sensores é bem simples e rápida, por ANT+ ou Bluetooth. É com certeza uma das melhores plataformas de treino indoor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!