23 outubro 2020

Opnião: No que um rolo de treinamento pode te ajudar?

 
 
    À algum tempo atrás tive uma séria fratura no fêmur devido à uma queda de bike. A recuperação é lenta e dolorosa. E para quem estava acostumado à pratica do ciclismo quase diariamente o sofrimento é ainda pior. Aliás, qualquer que seja o motivo que te impeça de poder pedalar, para quem pratica é uma tortura!

    Foi então que, por indicações médicas e de fisioterapeutas, adquiri um rolo de treinamento indoor, o que ajudaria em muito na rapidez da recuperação muscular e afastaria um pouco a ansiedade causada pelo fato de que não poderia pedalar nas ruas tão cedo.

    Optei por um rolo fixo, do tipo magnético e com uma alavanca de controle de peso que poderia ser fixada no guidão. No meu caso, nem poderia pensar em um rolo de equilíbrio devido à fratura. E como não tinha conhecimento sobre o assunto, achava muito caro e desnecessário um rolo do tipo "smart" interativo.

    De início meus treinos eram curtos, apenas curtindo músicas, ou tentando me distrair assistindo algo na TV. Treinar em rolo desta forma é realmente algo que exige muita persistência e necessidade! No meu caso, foi a necessidade mesmo, pois ajudaria muito na recuperação. Mas daí comecei a pesquisar formas de tirar a monotonia dos treinos, e encontrei vários grupos no Facebook, Whatsapp e Telegram sobre as atuais plataformas de treinamento existentes: Zwift, Rouvy, RGT, etc. Instalei os sensores necessários e comecei a testá-las, e realmente foi o que me ajudou a me manter nesse esporte. 

    Acho que um pouco mais de investimento num equipamento de treinamento indoor em conjunto com a assinatura de uma plataforma específica ajuda muito pra quem deseja se recuperar de alguma lesão, manter o ritmo de treinos, evitar a criminalidade e o trânsito cada dia mais intenso e perigoso. Foi então que adquiri um rolo smart e melhorei meu PC para rodar os simuladores.

    Pode chover, estar muito frio ou calor, qualquer horário serve para treino. Você fica livre para escolher.

    Distância, altimetria, ritmo... Os treinos se tornam mais flexíveis e com maiores possibilidades. Seguir tabelas de treinadores fica bem mais fácil, caso seja este seu objetivo.

    Os treinos indoor me ajudaram muito no meu retorno aos pedais nas ruas, acelerando a recuperação muscular, recuperando um pouco da resistência, e dando mais confiança nos primeiros pedais.

    Foi daí que continuei nesse tipo de treino, intercalando com as estradas (que nada substitui), e atualmente, consigo conciliar muito mais facilmente minha rotina família/trabalho/esporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!