21 outubro 2020

Dicas: Rolo para treinamento indoor

    Novos tempos, novas modalidades de treinamento. E no ciclismo não é diferente. O rolo de treinamento indoor à muito tempo já é utilizado, porém agora, com o uso da tecnologia (PC, Smartphones, TV Box...) e interatividade total, essa modalidade ficou muito mais atrativa e estimulante, possibilitando uma aproximação da realidade de tal forma que muitas pessoas, por diversos motivos, substituíram  a maioria de seus treinos nas ruas pelos indoor's.

    Há vários tipos de rolos de treinamento, podem ser os chamados popularmente de rolos livres (a bike se equilibra sobre uma plataforma com rolamentos) e os fixos (a bike se encaixa no equipamento).

    Os rolos fixos podem ser do tipo que se encaixa a bike com o pneu traseiro em contato direto com o rolamento, ou os direct drive, onde se retira a roda traseira e o quadro da bike se encaixa no equipamento, utilizando somente a relação para isso (cassete, câmbio, etc).

    Além disso, quanto a tecnologia utilizada para interação com os aplicativos, os rolos podem ser: 

- rolos dump (burros), sem nenhuma interação, pode-se controlar a intensidade do treino somente regulando o aperto do pneu ao rolo. Alguns possuem alavancas que podem ser fixadas ao guidão para selecionar o "esforço" na pedalada. O que pode ser feito para ter um mínimo de interação com um desses, seria o uso de sensores de velocidade/cadência e potência, isso já permite o uso dele em conjunto com alguns aplicativos, porém a intensidade de treino é regulada manualmente.

- rolos interativos já possuem os sensores (cadência, velocidade e potência) o que facilita o uso com os aplicativos de simulação de treinos. Porém, também não controlam a intensidade do treino automaticamente, dependendo da regulagem manual feita pelo ciclista.

-rolos smart, esses sim são a melhor escolha. Possuem todos os sensores (na maioria dos modelos), e ainda controlam a intensidade do treino automaticamente, seguindo as instruções enviadas pelos aplicativos (altimetria, fatores como vácuo, tipo de terreno, etc), possibilitam serguir workouts com ERG e ampla conectividade com várias plataformas.

    Logicamente a escolha de cada um depende do quanto se pretende investir e qual o objetivo de treinamento. De qualquer forma, recomendo tentar adquirir os modelos "smart" para não necessitar de um novo investimento tão cedo.

Rolo livre de equilíbrio


Rolo livre de equilíbrio

Rolo Dump com controle no guidão


Rolo interativo com encaixe no pneu

Rolo Smart - Direct Drive


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!