20 outubro 2020

Dicas: Câmera para filmar seus pedais - Fimi Palm Pocket

    Sempre preferi fotos ao invés de vídeos durante meus passeios ciclísticos. Acho fotos mais fáceis de se editar, guardar e compartilhar. E uma foto bem tirada pode causar um impacto visual inesquecível!

    Mas, com minha adesão aos treinos indoor, comecei a utilizar muitos aplicativos que simulam perfeitamente rotas por todo o mundo, utilizando-se de vídeos feitos pelos próprios usuários das plataformas, aliados aos arquivos gravados pelos GPS, e rolos de treinamento interativos que levam o esforço exigido pela altimetria da rota ao usuário de forma bem realística.

    Me interessei tanto que também resolvi me tornar um desses "usuários colaboradores de rotas" de um dos aplicativos que testei, no caso o ROUVY. Uma excelente plataforma, com várias rotas gravadas em vídeos no mundo inteiro, a maioria com ótima qualidade HD e perfeita sincronização de altimetria com os percursos.

    Foi aí que comecei minha saga... No início achei que um celular com uma boa câmera, encaixado em um suporte no guidão já iria resolver. Mas como pra tudo existe a ferramenta correta, celular definitivamente não foi feito pra esta função de câmera esportiva, mesmo os mais "potentes da atualidade" ainda deixam muito a desejar neste quesito, as imagens saem tremidas e fica muito difícil fixa-los devidamente na bike com segurança.

    Comecei minha pesquisa por câmeras esportivas, e existem muitas marcas e modelos atualmente no mercado, a maioria chinesas, cópias similares aos modelos da famosa GOPRO, porém bem mais baratas e consequentemente bem mais inferiores quanto ao resultado dos vídeos. Por experiência própria não recomendo, como já possuía uma dessas chinesas à algum tempo, resolvi usá-la em uma rota e o resultado foi péssimo, gerando um vídeo muito tremido. Convenhamos, praticar ciclismo indoor com um vídeo de baixa qualidade e tremido? Ninguém vai animar né?!

    Passei a encarar a possibilidade de adquirir então logo um GOPRO, para não ter mais decepções. Pesquisando os modelos, que já tem até a versão 9, percebi que é à partir da versão 6 que a estabilização de vídeos da GOPRO realmente permitiu uma boa qualidade para quem deseja fixá-la no guidão da bike e enfrentar nossas estradas esburacadas. O ideal mesmo, para mim que sou exigente, e o objetivo são longos vídeos para ciclismo indoor, teria de ser a versão 8 ou 9... Mas preço das GOPRO mais modernas são pareados à sua qualidade... Super salgados, e ainda por cima, seus suportes e apetrechos, que deveriam ser adquiridos à parte, também são muito caros. Pensei em comprar alguma versão mais antiga e usada, mas quem vende, na maioria das vezes, é devido à algum problema, ou por já estar muito ultrapassado o modelo. Tirei de cabeça as GOPRO então.

    Já estava desistindo, quando nas pesquisas por sites estrangeiros, reparei um novo lançamento da Xiaomi, a Fimi Palm Pocket. Se tratava de um câmera, integrada à um Gimbal que proporciona uma excelente estabilização nos vídeos. Não é bem uma câmera própria para atividades esportivas, pois não possui "cases" de proteção contra impactos, água e pó. Mas nos vídeos postados no Youtube por vários usuários podia se notar uma ótima qualidade. E outro fator que me atraiu também: o preço! Foi aí que resolvi arriscar. Importei logo uma pelo site da Bangood. Chegou até que relativamente rápido, por se tratar de uma remessa internacional, cerca de 25 dias. 

    E que câmera espetacular! Leve, com uma boa bateria (2 horas de duração contínua), uma lente grande angular excelente, muitos modos de configurações fáceis e intuitivos, uma grande variedade de suportes e lentes à venda. E no meu caso, que me interessou muito: facilidade para se fixar firmemente no guidão (criei um post ensinando uma forma segura de fixar).

    Já efetuei várias pedais com ela e as gravações ficaram ótimas! Sem trepidações, mesmo em estradas muito esburacadas e em altas velocidades. Como se trata de gimbal, a imagem fica sempre alinhada ao horizonte, mesmo inclinando a bike ou em curvas acentuadas.

    E para pedais mais longos? De 2 horas ou mais? Resolvi de uma forma simples: com um recarregador power bank de tamanho reduzido fixado no quadro com um suporte. Esta câmera aceita ser recarregada facilmente mesmo durante o uso. Dessa forma é possível fazer tranquilamente longas gravações dos pedais (já filmei mais de 4 horas e ainda tinha bateria sobrando).

    Tenho que ressaltar a exigência de um cartão de memória SD de máxima qualidade, pois é exigido para quem desejar gravar em qualidade 4K. Costumo deixar em modo HD (1080 30fps), pois assim o tamanho dos arquivos de vídeo ficam menores e mais fáceis de se editar. Quanto ao espaço no SD, recomendo logo adquirir  um de 64GB.

    Como nem tudo é perfeição, sito 3 defeitos: 1) Falta de um case para proteger de pó, água e esbarrôes acidentais.(talvez possa vir a ser desenvolvido ainda). 2) Se desligar a câmera e religar, ela pede para formatar o cartão SD para iniciar nova gravação, isso é ruim para quem está no meio de um pedal e precisa reiniciá-la... Para garantir, leve mais um SD. 3) Não possui GPS interno para gravar a rota (apesar de que, mesmo nas GOPRO é pouco usado).

    Mesmo assim, digo que certamente é um ótimo investimento para quem deseja filmar os pedais, e recomendo muito!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!