30 setembro 2020

Dicas para ciclistas iniciantes

 


    O número de ciclistas vem crescendo cada vez mais na região do Sul de Minas Gerais e acredito que também em todo Brasil. Muita gente começa a pedalar com o propósito de cuidar da saúde, outros para socialização, há os que tem interesse em se tornar ciclistas profissionais e participarem de competições, etc...

    Isso tudo é ótimo! Esse esporte vem se tornando forte e presente cada vez mais em nosso país, apesar de muito pouco estímulo por parte de nossos governantes e também da mídia.

    Mas devemos nos atentar que, com essa enorme multidão de novatos se iniciando no ciclismo, muita coisa tem que ser orientada à eles. Afinal de contas todos somos aprendizes, não importa em que patamar você esteja, sempre temos algo à aprender! E todos temos algo à ensinar.

    Por isso, resolvi criar esse post no blog, e deixar aqui algumas dicas que aprendi com o tempo e com meus erros, para ajudar os iniciantes no pedal. Vamos lá:

  1. Primeira dica é sempre respeitar os iniciantes e mais fracos, buscando nunca deixá-los para trás durante um pedal. Nunca perca de vista seus parceiros, fique atento, eles podem precisar de você devido à problemas mecânicos, ou mesmo se sentirem mal durante a pedalada. Lembre-se: pedalar em grupo é uma coisa, corrida é outra bem diferente!

  2. Nunca trafegue na contra-mão da via! Seja na rodovia, na cidade, ou em estradas rurais. Siga sempre a mão de trânsito correta. Geralmente os motoristas, e mesmo pessoas à pé, não se atentam em observar os dois lados em um cruzamento de vias ao atravessarem a rua. Pedalar na contra-mão em rodovias gera uma falsa sensação de segurança e coloca em risco sua vida e de outras pessoas. Bicicleta é veículo de locomoção e, embora não sendo motorizada, também deve seguir as leis de trânsito, como andar na mão correta, respeitar placas e semáforos, não trafegar nas calçadas e passeios, etc. 

  3. Vai de MTB por estradas rurais e trilhas? Atente-se em deixar porteiras e cercas da maneira como às encontrou ao passar (abertas ou fechadas).

  4. Nunca jogue lixos pelo caminho onde passa. Guarde-os para descartá-los em lixeiras e locais apropriados. Preserve os lugares por onde passa, para que sempre estejam disponíveis no futuro! Muitos locais estão banindo visitantes por conta da falta de cuidado das pessoas!

  5. Carregar consigo câmaras de ar reserva e ferramentas (e saber usá-las...) é indispensável!

  6. Equipamentos de segurança indispensáveis: capacete, luvas e óculos!

  7. Tente se informar ao máximo sobre o caminho que estão te convidando para pedalar. Distância, grau de dificuldade quanto à altimetria (muita subida), trechos perigosos com descidas muito íngremes, pedras e cascalhos, etc. Isso tudo deve ser alertado antecipadamente à todos, principalmente para iniciantes.

  8. Celular é indispensável, e também utilizar aplicativos que enviam sua localização atual para parentes e amigos. Isso é cada vez mais utilizado e torna o pedal muito mais seguro.

  9. Realizar um check-up médico é indicado para iniciar-se em qualquer tipo de atividade esportiva!

  10. Vai pedalar de noite? Use roupas e capacete com detalhes refletivos, farol, sinalizadores! Antes exagerar do que sofrer um acidente por não terem te enxergado, ou não ver um buraco ou obstáculo pelo caminho!

  11. Revise sua bike antes de todo pedal! Teste as marchas, freios, suspensões, calibragem dos pneus. Qualquer probleminha durante o passeio pode se tornar algo complicado, e atrapalhar o pedal de toda a turma também.

  12. Nunca conte com vendas/bares/padarias pelo caminho para poder se alimentar e reabastecer. Seja auto-suficiente dentro do possível. Leve sempre água e suprimentos suficientes para completar o trajeto desejado. 

  13. Se você possuir qualquer problema de saúde comunique aos seus amigos e parceiros de pedal. Diabetes, pressão alta/baixa, alergia à picadas de insetos, e outros. Isso pode salvar sua vida!

  14. Pedalar longas distâncias, por dias, como um cicloturismo é sensacional para qualquer amante do ciclismo! Mas tenha em mente que deve se ter preparo físico suficiente, e ir com outros ciclistas que já tenham experiência no assunto. Além ter um apoio acompanhando sempre (carro/moto).

  15. Quanto mais conhecimento sobre o esporte você conseguir adquirir, menos problemas e frustrações terá. Portanto, converse com pessoas experientes no assunto, leia matérias, notícias, há vários canais no Youtube e vários grupos no Whatsapp e Telegram que ajudam muito!

  16. Ao trafegar próximo à veículos, mantenha uma distância segura que te permita frenar em caso de urgência. Manter-se visível aos motoristas, e observar se estão de enxergando. Também estar atento às setas e luzes de freios dos veículos no entorno.

  17. Ao passar ao lado dos veículos estacionados esteja sempre alerta se não há pessoas dentro, pois há o risco de abrirem as portas repentinamente.

  18. No trânsito, o mais fraco sempre tem a preferência, mas como sabemos não é bem assim que as coisas funcionam, portanto, sempre reduza velocidade e pare nas esquinas. E respeite os pedestres também!

    E agora é socar a bota pessoal! Bons pedais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!