15 agosto 2010

Ilicínea ao Paredão (70 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 35 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Guapé, saindo de Ilicínea)
Caminho: estrada terra
 .
O "Parque Ecológico do Paredão" no município de Guapé é um local muito frequentado e conhecidíssimo em toda a região. O local simplismente lindo! Repleto de cachoeiras que brotam de paredões enormes de pedras em meio à um verde exuberante da mata, formando várias piscinas naturais. Quando se visita o local pela primeira vez, tem-se a imprensão de que uma montanha "rachou ao meio", abrindo-se em meio aos paredões de pedra um lindo local, com vegetação exuberante e muita água!


O parque possui ótima estrutura para turistas, como restaurante, banheiros, duchas, área para camping, estacionamento, e tudo mais que é necessário para o conforto aos visitantes!

Pois bem , vamos ao que interessa... O caminho escolhido, saindo de Ilicínea (cidade vizinha à Guapé), é muito frequentado por ciclistas, motoqueiros e jipeiros. Passando por estradas de terra, em sua maioria bem conservadas, entrecortando várias fazendas, e passando por um local bem alto, no meio do caminho para o Paredão, onde se encontram torres de antenas de recepção de TV e celular. A paisagem e as lindas vistas proporcionadas já valeriam todo o passeio! Mas ao se chegar no parque é que se vê a parte mais bela!
Como se pode observar no mapa abaixo, o caminho possui alguns desvios, portanto deve-se prestar bem atenção, e levar mapas ou utilizar um GPS.

Para entrar no parque é cobrado algo entre 10 reais. Aconselha-se ir com uma turminha de bike, assim consegue-se um desconto... Afinal, o principal é o cicloturismo, pedalar e conhecer os locais, e nem sempre sobra muito tempo pra ficar nos locais visitados, então chore bastante pelo disconto na entrada!
No restaurante dentro do parque serve-se um delicioso prato de lambaris fritinhos e crocantes pra dar uma energia extra pro caminho de volta.

E quem quiser variar um pouco a volta para Ilicínea, pode-se optar por voltar pelo asfalto ( esse caminho será detalhado em outro post), dando uma passadinha por Guapé, cidade muito bela, margeando a represa de furnas, e que possui muitas e boas pousadas.

Outra dica imprecindível é levar a câmera fotográfica! O local merece muitas fotografias como recordação! E esse passeio, pra quem curti natureza e quer se relaxar do stress do dia-à-dia é indispensável! Portanto programe-se, junte uma galera que gosta de bike, e pé no pedal!

Vista da Serra dos Macacos pelo caminho

Estradas bem conservadas

Linda vista da represa de furnas pelo caminho

Povoado pelo caminho

Placa já próximo ao parque

Entrada do parque

Uma das cachoeiras

Piscinas naturais

Paredões de pedra ao redor do parque


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!