06 agosto 2010

Dica: Para quê e como calcular sua Frequência Cardíaca ideal e faixas (zonas)



Atualmente tenho utilizado um frequencímetro em todos meus treinos e passeios de bike. A razão: depois de ter pesquisado bastante sobre o assunto, descobri a importância de se manter o controle do ritmo cardíaco, não somente para a desenvoltura e aprimoramento da forma física, mas principalmente sobre os riscos que se corre ao executar os treinos mantendo os batimentos durante muito tempo numa faixa alta. 

Fazemos isso, na maioria das vezes, por total desconhecimento dos malefícios que isto pode causar! Conversando com um amigo meu, que é médico, ele disse que um dos males decorre da formação de microlesões no sistema cardíaco, à cada vez que se pratica exercícios além da capacidade física que a pessoa está preparada (seja ele um praticante esporádico, amador, ou atleta profissional). Talvez seja este o motivo de sempre haverem notícias de atletas que sofrem até paradas cardíacas durante a prática do esporte. 
E isto não é muito incomum! Principalmente se observarmos junto os casos de pessoas comuns (não atletas) que se aventuram nos fins de semana, indo praticar ciclismo, tênis, futebol e até uma corridinha pelas ruas...
O pior e mais assustador de tudo: não há idade pra isto acontecer!


Portanto, pra quem deseja praticar qualquer esporte, seja de forma amadora ou profissional, sem dúvida vale à pena investir em um bom frequencímetro! Digo "bom frequencímetro", pois o mercado está inundado de marcas, e infelizmente nem todas são confiáveis, por isso saiba escolher! Não vá somente pelo preço! Mesmo porquê, o barato pode sair caro, tanto em durabilidade, quanto o fato de não ser confiável, e vc poderá estar efetuando uma leitura incorreta dos seus dados de batimentos cardíacos.

Acompanhar seu desempenho, e principalmente ter noção dos seus limites é importantíssimo!



Efetuando o cálculo

Efetuando uma busca pelo google se encontram muitos resultados sobre este assunto, e várias formas de se efetuar os cálculos.

O melhor site que encontrei para calcular e entender como funcionam as diversas faixas de frequência cardíaca foi o "Copacabana Runners" . Nele, de forma simples e bem explicada, o visitante insere a sua frequência cardíaca máxima e a calculadora insere automaticamente os valores na tabela. Assim, sempre que você utilizar um frequencímetro, será possível entender qual benefício o exercício está lhe proporcionando, e também evitar os malefícios.

Alguns frequencímetros mais avançados, permitem inserir esses dados das faixas de frequência. Inclusive alguns já fazem este cálculo (como os da marca Polar e Garmin), emitindo avisos sonoros ao passarem de uma faixa para outra.

Na opnião desse blogueiro, o frequencímetro se tornou hoje em dia, não só mais um apetrecho dispensável, mas um ítem de segurança.

Portanto, pra quem deseja praticar suas pedaladas, seja por hobby ou profissionalmente, com segurança, e aproveitando-se de todos os benefícios que o exercício pode proporcionar, estude, pesquise e sempre recorra à equipamentos que possam lhe fornecer dados de desempenho e situação da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!