23 outubro 2013

Dicas: Segurança ao pedalar - Monitore seus trajetos online!



     Olá amigos do blog!
     Hoje irei deixar aqui uma dica muito interessante para quem deseja ter mais segurança ao pedalar... , seja por medo de roubos ou assaltos, quedas e lesões, perda de caminho
     Imagine-se na seguinte situação: você num simples passeio de bike, sozinho por uma trilha que já está muito acostumado à passar, e que por este motivo imagina que muita gente conhece o caminho e que não há perigo algum, e por um segundo de distração sofre uma queda que te impeça de continuar o pedal, ou pior, te faça perder os sentidos... Parece trágico não é mesmo? Mas quem pedala já à algum tempo sabe que é uma situação não muito difícil de ocorrer! E então? Como você se comportaria? Muitos pensam o seguinte: se por sorte não estiver desacordado, pego o celular e peço ajuda!... Mas pense: você sem poder se locomover, em uma trilha de difícil acesso, depender de uma pessoa que nunca passou por lá para te socorrer... Como explicar o caminho? O socorro pode demorar muito... Se for fim-de-tarde, pode piorar e escurecer... Pois então!? Não querendo dramatizar demais... Mas pode ocorrer tal situação! O melhor seria estar preparado não é mesmo?
     Uma excelente alternativa que podemos contar nos dias de hoje, está ao alcance da maioria! E o melhor! Bem nos nossos bolsos! Nosso aparelho celular Smartphone!
Existem hoje várias opções de programas para Smartphones Android ou Iphone que permitem efetuar o rastreio do seu trajeto e posicionamento de forma online, utilizando-se dos dados do GPS e conexão com a internet.
     Alguns destes programas, funcionam da seguinte forma: quem desejar saber seu paradeiro, basta enviar um SMS com um determinado comando para o seu Smartphone, que logicamente deverá ter o programa localizador já instalado e devidamente configurado. O programa em seu smartphone reconhece o comando, busca as coordenadas de sua localização com a ajuda do GPS e envia esses dados de volta por SMS para o celular da pessoa que solicitou a informação, na forma de um link para algum mapa online, ou no mínimo as coordenadas de latitude e longitude. Alguns programas android que funcionam desta maneira: 



     Existem alguns programas que servem para este propósito, mesmo tendo sido projetados para outros fins, como é o caso dos programas para encontrar seu Smartphone em caso de perdas acidentais ou roubos:



     O melhor programa do gênero para Smartphone Android que testei (testei praticamente todos anteriores...) foi o LiveTrack que funciona juntamente com o Garmin Fit, que já foi citado em outro post deste blog (clique aqui).
     A maior vantagem do LiveTrack sobre os outros programas, é que ele começa a monitorar o trajeto simultaneamente à gravação dos dados pelo Garmin Fit. Deste modo ele pode enviar para determinadas pessoas um link para uma página web que mostra o mapa com o tracejado do percurso que você está realizando no momento e alguns outros dados, como distância, velocidade e tempo gasto. Este link pode ser enviado através de email ou pelas redes sociais como Facebook e Twitter. Desta forma, mesmo que seus familiares ou amigos não tenham sido antecipados sobre seu treino, eles receberão a notificação e, em caso de ocorrer alguma situação de emergência com você, eles saberão exatamente onde te encontrar.
Muito bom não é mesmo? Só tem um porém: não é grátis... Mas também não é caro: seu custo mensal é de U$1,99 ou se preferir pode realizar uma assinatura anual no valor de U$ 19,90. Nada de absurdo para um serviço que pode até salvar uma vida!






3 comentários:

  1. Alexsander, estou com um "problema" no meu GPS garmin edge 705, queria uma ajuda.....coloquei a rota da cachoeira da bomba nele, quando eu dou o comando navegar (na rota) aparece a mensagem "apenas 100 pontos podem ser usados para seguir a navegação em estrada" e não segue a rota pretendida......o que eu faço pra voltar ao normal? Vlw pela antenção!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Seu GPS é bem diferente do meu... Nunca tive este tipo de problema... Mas pela sua descrição do problema é algo nas configurações mesmo. No 305 tem uma opção de alterar a gravação dos dados do gps, tornando-a mais detalhada, porém um único trajeto pode esgotar a memória. Talvez o seu esteja com esta opção assinalada. Tente achar e depois me fala se deu certo. FLW!

    ResponderExcluir
  3. Alexsander vlw pela dica, eu estava colocando o arquivo no formato errado, eu estava usando o arquivo no formato GPX Route, quando o correto é GPX Track......novamente vlw pela dica e parabéns pelo blog que é muito legal.......vou treinar bastante pra fazer um passeio hard desses.....abraço!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!