23 outubro 2013

Dicas: Segurança ao pedalar - Monitore seus trajetos online!



     Olá amigos do blog!
     Hoje irei deixar aqui uma dica muito interessante para quem deseja ter mais segurança ao pedalar... , seja por medo de roubos ou assaltos, quedas e lesões, perda de caminho
     Imagine-se na seguinte situação: você num simples passeio de bike, sozinho por uma trilha que já está muito acostumado à passar, e que por este motivo imagina que muita gente conhece o caminho e que não há perigo algum, e por um segundo de distração sofre uma queda que te impeça de continuar o pedal, ou pior, te faça perder os sentidos... Parece trágico não é mesmo? Mas quem pedala já à algum tempo sabe que é uma situação não muito difícil de ocorrer! E então? Como você se comportaria? Muitos pensam o seguinte: se por sorte não estiver desacordado, pego o celular e peço ajuda!... Mas pense: você sem poder se locomover, em uma trilha de difícil acesso, depender de uma pessoa que nunca passou por lá para te socorrer... Como explicar o caminho? O socorro pode demorar muito... Se for fim-de-tarde, pode piorar e escurecer... Pois então!? Não querendo dramatizar demais... Mas pode ocorrer tal situação! O melhor seria estar preparado não é mesmo?
     Uma excelente alternativa que podemos contar nos dias de hoje, está ao alcance da maioria! E o melhor! Bem nos nossos bolsos! Nosso aparelho celular Smartphone!
Existem hoje várias opções de programas para Smartphones Android ou Iphone que permitem efetuar o rastreio do seu trajeto e posicionamento de forma online, utilizando-se dos dados do GPS e conexão com a internet.

04 outubro 2013

Cachoeira da Bomba (49 km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância:   49 Km giro total
Caminho: estrada terra

     Localizada entre as cidades de Três Pontas e Varginha, seguindo pela antiga estrada de terra que une os dois municípios, a apelidada "Cachoeira da Bomba" é uma exuberante queda d'água escondida no meio da mata.

     De difícil acesso, o último quilometro perto da cachoeira passa por estradinhas secundárias e mal cuidadas, além de ser necessário atravessar um pasto, equilibrando a bike pelas trilhas estreitas e profundas formadas pelo gado e enchorradas.

     Mas o restante do caminho é bem tranquilo, pois pega um longo trecho do estradão Três Pontas/Varginha, e ainda tem-se a opção de ir pelas estradas da região do "Rancho Grande" e "Mata" que acaba por encurtar um pouco o caminho e proporciona belas paisagens devido à altitude.

     A cachoeira em si é realmente um ótimo local para se visitar, principalmente em dias quentes, pois além da beleza, dá até pra entrar embaixo da queda d'água e se molhar em uma piscina natural formada bem no fim da queda. Há também uma forma de se chegar até a cabeceira da queda, mas é bom tomar cuidado, pois é bem alta e escorregadia, além de se ter que passar por uma cerca fechada e descer por um barranco no meio do matagal. A forma mais fácil é estudar o mapa abaixo, e de preferencia ter um GPS.