01 agosto 2011

Ponte Torta em Carmo do Rio Claro (141 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 141 Km giro total (inicio em Boa Esperança)
Caminho: estrada terra/asfalto
.
Este é um daqueles pedais que não podem ficar de fora de um bom roteiro cicloturístico! As belas paisagens proporcionadas pelas águas de Furnas, que são constantemente margeadas pelas estradas deste destino são de babar!
Logo de cara o pedal já se inicia em Boa Esperança, conhecidíssima cidade da região por margear um belo lago (lago dos encantos) e possuir a extraordinária Serra da Boa Esperança, muito frequentada pela turma dos ciclistas, motoqueiros e jipeiros.

Saindo sentido Campo do Meio, a estrada é muito bem conservada e movimentada (cerca de 29 Km), não possui muitas elevações, somente logo na saída de Boa Esperança, depois o caminho torna-se bem plano.

Em Campo do Meio pega-se a estrada para a balsa sentido Itaci ( 11,5 Km). Esta primeira balsa costuma cobrar de ciclistas apenas quando não há automóveis para atravessar.

Após a primeira balsa, segue-se sentido Itaci, que fica também beirando a represa (10,5 Km). Lá pega-se a segunda balsa, já com sentido à Carmo do Rio Claro, pedalando mais 18 Km até lá.

Em Carmo do Rio Claro seguimos para nossa terceira balsa do roteiro (+ 6 Km). No ponto de espera desta balsa já é possível avista a Ponte Torta, ao fundo de uma grande extensão de águas da represa de Furnas.

Neste momento é que entendemos o real sentido do apelido "Mar de Minas" dado por muitos ao ter esta bela paisagem de nossa Furnas. Muitos ranchos beirando as águas, barcos e prainhas bem frequentadas pelos sortudos moradores das redondezas.

Um detalhe importante é que algumas balsas seguem horários específicos para embarque/desembarque, portanto é bom se informar para não perder muito tempo esperando.

Depois da passagem pela terceira e última balsa, basta mais 1,5 Km até a famosa ponte, à qual foi apelidada de "torta" devido à sua curva em uma das extremidades. Um lugar realmente lindo e extraordinário para os amantes do cicloturismo! Portanto uma boa câmera é indispensável.

O caminho da volta, por uma estrada também de terra, segue sentido à rodovia que liga Ilicínea à Boa Esperança (18,7 Km). Chegando na rodovia, partimos para a última etapa do pedal (21 Km de asfalto) até o trevo de Boa Esperança. É preciso cuidado pois não há acostamento nesse trecho.

 

Estradão sentido Campo do Meio

Avista-se a represa em grande parte do caminho

Estradão passa ao lado da serra de Campo do Meio

Placas indicativas em grande parte do caminho

Igreja em Itaci

Uma das 3 balsas do roteiro


Ponte Torta vista do ponto da balsa em Carmo do Rio Claro

Balsa se aproximando

"Mar de Minas"

Ponto da balsa e Ponte Torta à direita (fundos)
Ponte Torta
Curva na Ponte Torta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!