25 agosto 2011

Opnião sobre produtos: bicicleta Scoot Spark 30 ( Full Suspension )

     Contrariando o velho ditado dos resistentes à mudanças: " Bicicletas Full nos dão duas alegrias: uma quando compramos e outra quando vendemos"... Resolvi adquirir uma, logicamente depois de muita pesquisa em foruns e sites pela internet, tentei encontrar algo que me proporcionasse satisfação garantida, se é que isso é possível...

     Vai aí o relato do que encontrei!

     Primeiramente, como já tenho uma hard que possui suspensão com trava remota ( no guidão ), e sei como isso influencia de forma positiva, agilizando e facilitando a travagem, não poderia abrir mão desse ítem que pra mim se tornou primordial. De início achei que não havia esta opção para se travar a suspensão traseira das full, ainda mais que, seria mais uma alavanca no guidão! Já pensou: 2 passadores de marchas + 2 travas de suspensão, fora o ciclocomputador, gps, e em passeios noturnos uma lanterna! Que tralha! Pesquisei nos sites da Specialized, Merida, Fuji, Giant e Scoot, além de outros... A maioria dispõem de modelos full com trava traseira somente na própria suspensão, exigindo o que eu menos queria: o contorcionismo que, dependendo da hora fica até perigoso, por exemplo em alta velocidade em terrenos acidentados. Resumindo, a única marca que encontrei, que utiliza trava remota em ambas as suspensões foi da marca Scoot. E com mais uma vantagem: em uma única alavanca ela trava as duas suspensões ao mesmo tempo! Não poderia haver praticidade maior!

     Os modelos da Scoot sempre me atraíram. Além da beleza, trata-se de uma das melhores marcas do mercado, com componentes de qualidade e garantia. A Scoot nomeou sua linha de Full como "Spark", e são várias as configurações e preços $$...


      O modelo que acabei escolhendo (e que acabei encontrando pelo melhor preço) foi a Spark 30 modelo 2010, zerada e na caixa, possui um levíssimo quadro de carbono, o que a torna macia mesmo com as suspensões travadas. A relação da shimano mesclando câmbios XT traseiro e SLX dianteiro junto com pé-de-vela, além do cassete SRAM, manteve a bike bem leve.

     As suspensões, dianteira (Rock Shox Reba SL) e traseira (Scott Nude TC) formam um conjunto bem equilibrado, e como foi dito, possuem trava remota no guidão. O que achei mais interessante foi a possibilidade de escolher entre 3 modos de usar a suspensão (sistema  Scott Twinloc): totalmente travada, 80 mm de curso e 110 mm de curso. Resumindo, com esse recurso essa bike roda super bem em qualquer terreno, seja em asfalto (com a suspa toda travada), em estradão (usando 80 mm de curso), ou em descidas bem técnicas e esburacadas (com os 100 mm).

     A estabilidade proporcionada pela junção das duas suspensões é extraordinária, mantendo a velocidade nas retas, mesmo esburacadas, e deixando pra trás até os ciclistas mais técnicos nas descidas. Para competidores se torna uma grande vantagem sobre os demais.

     Em termos de conforto, nem é preciso dizer o quanto melhora em relação às hard's. A suspensão traseira possui regulagem de retorno, possibilitando regulá-la de acordo com seu peso.

    Outro detalhe sobre as duas suspensões: ambas são à ar, isto é, dá pra regular a pressão com uma bombinha própria, deixando-a de acordo com o peso e preferência do ciclista! Na suspensão dianteira há um adesivo contendo informações sobre a calibragem de acordo com o peso do ciclista. Já para a suspensão traseira as medidas estão no manual que acompanha a bike.

     Outro ítem que me agradou muito nessa bike foi o conjunto de freios: hidráulicos da Avid - Elixir R. São muito macios, firmes e eficientes. Possui manetes de nanocarbono e proporciona modulação do curso de profundidade e potência ajustável. Pra quem tem um kit shimano hidráulico Alívio na outra bike, eu achei muitíssimo melhor! Não sei quando se compara com outras versões da shimano...

     Nesse modelo também vieram incluídos os pedais de encaixe. Acho incrível que isso seja raro nas bikes mais "top"! Você paga caro pela bike, e ainda tem que desembolsar mais um pouco para adquirir pedais descentes!

    Além de tudo isso, a Scott soube caprichar na estética da bike, com uma excelente pintura e belos logotipos e detalhes... Dá até dó de colocá-la em trilhas! Mas ela foi feita pra isso mesmo, bem resistente e firme ela proporciona muita segurança e ajuda até a evitar uns capotes!

     Este foi um relato baseado no curto prazo de experiência com essa magnífica bike. O conselho que dou pra quem pretende adquirir uma full é o seguinte: não economize na hora de escolher! É preferível aguardar até que suas economias possibilitem comprar uma boa bicicleta full, do que torrar a grana numa bike de pouca qualidade e que só vai dar problemas. A Full possui muitos encaixes, e é lógico, uma suspensão à mais, portanto escolha certo!




O conjunto de freios Avid Elixir R que acompanha a bike
Sistema de travas de suspensão exclusivo Scott Twinloc

Alavanca Scott Twinloc por outro perfil

Alavanca Scott Twinloc
Scott Spark 30


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