11 junho 2009

Níveis de dificuldade

 .
Sobre os níveis de dificuldade utilizados para classificar as trilhas propostas no blog seria importante esclarecer quais os "quesitos" observados para tais classificações pois, diferentemente do que alguns visitantes podem imaginar, não relevamos somente a questão da distância, mas vários outros aspectos, como por exemplo a conservação das estradas e trilhas, inclinação, esforço necessário, etc...
.
Desta forma, basicamente teríamos o seguinte:
.
  • Nível 1: trilhas de pouca distância, que não exigem muito preparo, nem esforço físico e técnica do ciclista. Ideal para iniciantes, ou para quem pratica o ciclismo sem muita frequência, ou mesmo quer somente fazer um passeio diferente de bike no fim-de-semana.
  • Nivel 2: já exige mais do ciclista, seja no quesito físico quanto técnico. As trilhas são mais longas e se tornam necessários equipamentos como ferramentas e suplementos alimentares.
  • Nível 3: trilhas que exigem uma maior experiência técnica e preparação física do ciclista. Os caminhos são às vezes longos em estradas boas, ou então curtos em trilhas de difícil pedalada. Daqui pra frente uma bike bem montada é indispensável!
  • Nível 4: caminhos por longos trechos íngremes e trilhas fechadas e/ou sujas, ou distâncias mais elevadas em estradas de terra ou asfalto, às vezes até mistura um pouco dos dois. Geralmente as trilhas são em  percursos longos e exigentes. O uso de mapas é fundamental.
  • Nível 5: recomendado somente para ciclistas mais experientes, bem equipados, que possuam uma boa bike e um bom preparo físico. Mapas, ferramentas, muita água e suprimentos são indispensáveis. Passa às vezes por trilhas praticamente fechadas ou pouco usadas, sendo necessário até carregar a bike. Em outros casos, passa por longos trechos em estradas de terra ou asfalto longe de áreas urbanas. E também há casos que misturam os dois tipos de situação.
Quanto ao equipamento de segurança (capacete, óculos, luvas, etc) são indispensáveis em qualquer nível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!