30 abril 2009

Muro dos escravos na Serra de TP (28 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 14 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra
 .
Um local diferente e interessante devido ao fator, digamos "histórico", o muro de pedras empilhadas, com cerca de 1 metro de altura, localizado no alto de uma das elevações da Serra de Três Pontas, o qual dizem ter sido contruído pelos escravos, realmente vale o esforço para se chegar até lá. Imagina-se que o objetivo era a demarcação de terras na época.

Levando-se em consideração a veracidade histórica, pode-se calcular que o muro tenha então bem mais de 100 anos de existência.

O local é de difícil acesso. Após o percurso por estradas de terra, seguindo basicamente o mesmo trajeto que o caminho tradicional, pegando apenas um desvio que passa por uma fazenda no pé da Serra, a subida inicia-se já no meio do cafezal, por arruadores, fazendo "zigue-zagues".

Depois do café, já no trecho mais íngreme, onde só tem pasto, predras e pequenas árvores (vegetação típica do alto da serra...), a trilha vai ficando difícil, pra pedalar é praticamente impossível, pelo menos até se alcançar o alto dessa parte da serra. O problema é que o caminho está repleto de grandes pedras, muita erosão do terreno o que deixou imensas valas e escorregadio. Se para subir é difícil... Para descer então...! O ideal seria atravessar por cima da serra até encontrar outro ponto de descida, tipo saindo pela Mutuca ou Bananeiras (mais próximos). Nos próximos posts citarei essas opções.

Chegando no muro, já no alto, a visão é muito bonita, e contrasta a beleza da vista nas alturas com o muro de pedra com cerca de 50 metros de comprimento. Se torna uma paisagem bem exótica.

A Serra de Três Pontas realmente possue paisagens e lugares surpreendentes. Somente quando se passeia pelas suas elevações é que se pode conhecer e aproveitar melhor suas belezas! Tomemos conciência de que tudo isso deve ser preservado!
 
Vista do muro ao longe

pedras empilhadas

muro

vista do local

2 comentários:

Digite aqui seu comentário!