23 abril 2009

Dicas para uma boa pedalada

Com a marioria das pessoas que começam nas pedaladas acontece o mesmo: no início, com uma bike mais simples, pedalam dentro da cidade, em circuitos de pouca distância, com poucos ou nenhum equipamento de segurança, nem ferramentas, e por incrível que pareça tem gente que nem água leva!
 .
Depois, quem pega gosto, começa a explorar curtas trilhas ao redor da cidade e com isso, os equipamentos já começam a se tornar indispensáveis. À partir desse ponto, pedalar dentro da cidade e em pequenas trilhas se torna monótono, repetitivo e exige muito pouco esforço de ciclistas melhor preparados, e a busca por trilhas diferentes começa a se tornar primordial.
 .
Pra quem deseja se aventurar nestas trilhas mais longas, que consequentemente exigem um maior esforço físico, é bom estar atentos à vários detalhes para não terem problemas e nem desapontamentos pelo caminho. Abaixo, estão listadas algumas dicas que possam ajudar:
  • equipamentos de segurança são primordiais. Luvas, capacete e óculos próprios para o ciclismo são indispensáveis. Geralmente é depois de uma queda que se enxerga a importância deles, e se o ciclista não estiver equipado as consequências podem ser enormes.
  • leve água, muita água. Dependendo da distância pretendida, além das garrafinhas comuns de 750 ml seria bom ter uma dessas mochilas de hidratação que levam em torno de 2 litros de água e ainda tem espaço para ferramentas e outros acessórios.
  • tenha consigo sempre uma câmara de ar reserva. Um pneu furado, dependendo de onde se estiver, gera um transtorno danado. Empurrar a bike até encontrar ajuda ou carona e acaba com o passeio.
  • ferramentas: ao menos um kit para a troca ou remendo de pneu furado. O ideal é ter também um daqueles conjuntos de chaves "alen", pois a maioria das peças de regulagem da bike utilizam ela.
  • dinheiro pra alguma urgência.
  • levar algum documento consigo é importante. Imagine a situação de sofrer um acidente ou ser roubado e não ter nenhuma idenntificação para B.O. ou algo do tipo.
  • sempre antes de pegar a estrada é bom realizar uma revisão para manutenção da bike (verificar freios, pneus, corrente, regurlagens dos câmbios e demais itens). Prevenir é melhor que ficar pelo meio do caminho!
  • um mapa da trilha (impresso) ajuda muito quando se pretende explorar trilhas desconhecidas. Basta ter o Google Earth no pc, marcar a trilha e imprimir.
  • há muitos ciclistas que gostam de andar sozinhos, mas a companhia de outros ciclistas ajuda muito na segurança, prevenção de acidentes e torna o passeio muito mais agradável. risco de andar sozinho numa trilha é enorme, já imaginou ser picado por uma cobra, ou mesmo quebrar um braço em uma queda?
  • o celular hoje em dia é indispensável até para os trilheiros de bike. Enquadra-se num ítem de segurança!
  • roupas adequadas ajudam no desempenho, conforto se segurança. As roupas para ciclistas geralmente possuem tecidos leves, que secam rápido o suor e tem cores chamativas para melhorar a visualização do ciclista pelos veículos.
  • na hora da escolha de sua bike escolha um modelo leve (faz muita diferença em longos percursos), com um tamanho de quadro de acordo com sua estatura, e que seja de acordo com a modalidade que irá se praticar (moutain bike, speed, down hill, etc...)
  • lembre-se de que, como outros veículos, o ciclista também deve respeitar o trânsito e prestar atenção nos pedestres para se evitarem acidentes que possam gerar danos tão grandes quanto outros meios de transporte.
Quem desejar opnar ou dar mais alguma dica para esta lista pode mandar um comentário abaixo. O blogueiro agradece!

6 comentários:

  1. Olá!
    parabéns pelo blog. Minha família e eu gostamos muito de pedalar e fazer trilha.
    Irei trabalhar nos jogos do JIMI 2009, de 29 a 3 de maio, gostaria de levar a família. Você pode nos indicar um lugar para camping? Procurei pela net e ainda não entrei.
    Sucessos e boas pedaladas para todos. aguardo contato.

    Edilenet_sl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Valew pelo apoio!

    À respeito de área de camping aqui em Três Pontas acho meio complicado, pra ser honesto acho que infelizmente não há nenhuma... Mas na cidade tem alguns hoteis ou, se quiser algo mais em conta, há alguns dormitórios próximos ao ginásio onde são realizados os jogos. Espero ter ajudado! Qualquer coisa pode perguntar!

    CicloTP

    ResponderExcluir
  3. Ok! Que pena, rsrs...seria muito bom unir o util ao agradável...rs!
    Obrigada pelas dicas. abraços!
    Edilene

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho que têem feito com o blog, além do incentivo que gera à esse publico ainda em crescimento dos amantes do ciclo turismo.

    Ah, por favor, gostaria de receber algumas dicas de trilhas / caminhos por onde devo passar ai no sul de minas.

    Abraço à todos

    Divanir Douglas Pires Sathler

    divanir.sathler@hotmail.com
    divanir.sathler@tokyo.com

    ResponderExcluir
  5. Divanir,
    Aqui no blog temos várias opções de caminhos, todos separados em categorias de acordo com a sua dificuldade (níveis de 1 à 5). Caso tenha algum que vc interesse fazer e queira mais alguma informação, pode enviar seus comentários diretamente no post que te respondo ok?
    Obrigado por seu comentário!!!
    CicloTP

    ResponderExcluir
  6. Coloca ai tb
    Sempre avise a pelo menos uma pessoa para onde você vai, principalmente quando você pedala sozinho, pois é de grande importância caso aconteça algum acidente você estando sozinho quem poderá te ajudar, o Chapolim Colorado que não é!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!