O número de ciclistas vem crescendo cada vez mais na região do Sul de Minas Gerais e acredito que também em todo Brasil. Muita gente começa a pedalar com o propósito de cuidar da saúde, outros para socialização, há os que tem interesse em se tornar ciclistas profissionais e participarem de competições, etc...
Isso tudo é ótimo! Esse esporte vem se tornando forte e presente cada vez mais em nosso país, apesar de muito pouco estímulo por parte de nossos governantes e também da mídia.
Mas devemos nos atentar que, com essa enorme multidão de novatos se iniciando no ciclismo, muita coisa tem que ser orientada à eles. Afinal de contas todos somos aprendizes, não importa em que patamar você esteja, sempre temos algo à aprender! E todos temos algo à ensinar.
Por isso, resolvi criar esse post no blog, e deixar aqui algumas dicas que aprendi com o tempo e com meus erros, para ajudar os iniciantes no pedal. Vamos lá:
Primeira dica é sempre respeitar os iniciantes e mais fracos, buscando nunca deixá-los para trás durante um pedal. Nunca perca de vista seus parceiros, fique atento, eles podem precisar de você devido à problemas mecânicos, ou mesmo se sentirem mal durante a pedalada. Lembre-se: pedalar em grupo é uma coisa, corrida é outra bem diferente!
Nunca trafegue na contra-mão da via! Seja na rodovia, na cidade, ou em estradas rurais. Siga sempre a mão de trânsito correta. Geralmente os motoristas, e mesmo pessoas à pé, não se atentam em observar os dois lados em um cruzamento de vias ao atravessarem a rua. Pedalar na contra-mão em rodovias gera uma falsa sensação de segurança e coloca em risco sua vida e de outras pessoas. Bicicleta é veículo de locomoção e, embora não sendo motorizada, também deve seguir as leis de trânsito, como andar na mão correta, respeitar placas e semáforos, não trafegar nas calçadas e passeios, etc.