18 junho 2013

Dicas: BikeFit - Como? Onde? Porquê realizar?


O Bikefit é um teste específico para que os ciclistas possam encontrar um melhor posicionamento na bicicleta, proporcionando conforto e desempenho. Ele se baseia nas medidas do ciclista para indicar qual o tamanho ideal da bike (quadro, selim, avanços, pedal...) ajustando as medidas à fim de evitar dores e lesões ( costas, joelhos, tendões, cotovelos, etc.).

Muitas pessoas desistem de pedalar por razões das dores citadas acima, e geralmente a maior causa é justamente a falta de simples ajustes na bike, o que torna um simples passeio o responsável por dias de sofrimento para a recuperação de lesões.
 
Altura do banco ( selim ), posicionamento da mesa do guidão e pedais, tamanho certo do quadro, vários outros itens, variam muito de pessoa para pessoa. E mesmo que possuam a mesma estatura, os ajustes variam muito, pois há diferenças como nas medidas de cavalo, envergadura, flexibilidade, que influenciam severamente nos resultados. Inclusive o tipo de bike que se pretende usar: mtb (moutainbike) ou uma speed (ciclismo de estrada) é um dos itens primordiais que se deve considerar.


Portanto, pra quem deseja transformar o ato de pedalar em um prazer, seja em busca de diversão, saúde ou resultados esportivos sérios, vale à pena sair em busca de um profissional capacitado e realizar o bikefit. Ele pode mudar sua opinião sobre o ciclismo!

Além de uma consulta à um profissional ( que é o mais recomendado ), pode-se realizar um bikefit virtual, o que há vários pela internet. Abaixo uma lista dos mais conhecidos e com resultados mais confiáveis:


Há também aplicativos muito interessantes para Smartphones com sistema Android que ajudam no cálculo de bikefit, como o SizeMyBike.

No fórum do site Pedal.com.br há um tópico aberto que trata somente sobre o assunto, com muitas dicas dos usuários, neste link: clique aqui.

O ideal é ter sempre em mente que, pra toda regra há sua excessão, e que cada caso é um caso. Portanto a boa regulagem da posição da bike se dá pela experiência do uso do próprio ciclista, conhecendo seus limites e flexibilidade.


3 comentários:

Digite aqui seu comentário!