15 setembro 2012

Dica: Tamanho do quadro da bicicleta - qual escolher


Dimensões do quadro da bicicleta

Fisicamente nossas medidas são diferentes seja na altura ou no comprimento do cavalo (comprimento do braço, tronco e pernas) variáveis levadas em consideração para se comprar uma bicicleta com nossas medidas, com a finalidade de proporcionar conforto e desempenho no uso do equipamento. O cuidado ao escolher uma bicicleta e nossa posição nela pode evitar lesões e dores no decorrer do pedal. Há varias maneiras de saber qual é o melhor tamanho do quadro que se adapta ao seu físico, a melhor delas e fazer uma analise com um profissional especializado em ergonometria, que possui o conhecimento necessário para prover uma melhor dimensão de sua bike. 

Abaixo umas dicas para se fazer o cálculo você mesmo. Lembre-se que nada substitui uma analise ergonometrica com um profissional.

Você precisa ter em mão algumas medidas de seu corpo: Peça ajuda a outra pessoa para fazer as medidas conforme o desenho. Faça sempre três medidas e tire a média das três ou seja (medida1 + medida2 + medida3 / 3) = media, utilize dessa média para fazer os cálculos.
Medidas do cavalo (a).

Medidas do tronco (b).

Medidas do braço (c).

Medidas do quadro da bicicleta.



Altura do quadro (tubo do selim) = medida do cavalo (a) x 0,65 (exceção das bicicletas com um quadro sloop).

Comprimento do quadro (tubo superior) o mesmo que (b) . Geralmente 2 ou 3 cm. mais. Altura do selim = medida do cavalo (a) x 0,885 Tamanho da mesa do guidão esta relacionado com a flexão do tronco do ciclista, pode ser ajustado de maneira a proporcionar um melhor conforto ou aerodinâmica de acordo com a necessidade do ciclista. A largura do guidão normalmente esta relacionada com a largura do ombro do ciclista.

* Devido aos tipos diferentes de ângulos que existem atualmente no tubo superior dos quadros, a altura do tubo do selim pode variar. Mas para encontrar o tamanho do quadro desse tipo de bicicleta, medida do cavalo é ainda fundamental. A única coisa que muda é a multiplicação do coeficiente, que dependerá do tipo do quadro.

Altura do ciclista (cm.) Bicicleta da estrada (cm.) Bicicleta MTB (polegada) 
160 - 165 47 - 51 .... 14 
165 - 170 51 - 53 16 - 17 
170 - 175 53 - 55 18 
175 - 180 55 - 57 18 - 19 
180 - 185 57 - 59 20 
185 - 190 59 - 61 20 - 22 
190 - 61 .... 22 ....

Fonte: Projetopedalar.com.br

-Posição de pedalar, regulagens e ajustes

Os ajustes de cada elemento, sela avanço são muito pessoais no MTb e estão relacionadas ao modo de pedalar e ao tipo de trilha, XC, DH, nas bikes de estrada estas medidas são mais padronizadas pois os percursos são similares.

-Selim

Geralmente o selim deve estar na horizontal, porem alguns ciclistas podem achar que a posição horizontal causa pressão e desconforto, neste caso pode-se alterar em alguns graus esta regulagem.

A altura do selim deve ser tal que o ciclista estando sentado e com o pedal na posição das 5 horas, paralelo ao seat tube, forme um leve ângulo entre a coxa e a canela. Para bikes de estrada pode-se colocar o pedal na posição mais afastada e toca-lo com os calcanhares, assim quando o pé estiver na posição correta a perna formará o ângulo ideal.

Deve-se ter cuidado ao erguer o selim para não ultrapassar a altura máxima do canote que vem marcada na lateral, neste caso deve-se comprar um canote mais longo observando o diametro exato.

Para quem está começando talvez ficar na ponta dos pés para poder tocar o solo traga alguma insegurança, mas logo superada esta fase deve colocar o selim na altura certa, evitando-se forçar os joelhos e tornando a pedalada menos cansativa.

Para regulagem do avanço ou recuo do selim o melhor é faze-lo durante a pedalada. Depois de já estar aquecido ponha os dois pedais na horizontal, peça ajuda a um amigo que à distancia deverá traçar uma linha vertical imaginária do ponto inferior da rótula (não medir da ponta do joelho), esta linha deverá passar pelo eixo do pedal.

-Altura do guidom

A regulagem do guidom é definida, basicamente pelo avanço, ou mesa, que conecta o guidom à bike. O melhores avanços vem com o ângulo e o comprimento estampados na lateral e assim pode-se saber suas características.

O melhor parâmetro é o conforto e a segurança ao pedalar, o tronco deve estar o mais ereto possível e formar um ângulo de aproximadamente 45 graus com a horizontal.

Virar o avanço para que ele aponte para baixo, (ou para cima), altera significativamente a posiçao do guidom. Para baixa-lo levemente tente remover os espaçadores que ficam logo abaixo do avanço, colocando-os acima, deste modo evita-se cortar a suspensão.

Um avanço mais curto facilita o controle e é aconselhável para os praticantes de DH. Um avanço de ângulo menor e mais longo melhora a aerodinâmica da pedalada, mas aumenta a tensão no pescoço costas e pulsos, nas mountain bikes dificultam o posicinamento ideal para o DH.

-Tamanho do guidom

A maioria dos ciclistas escolhem um guidom do mesmo tamanho da largura dos ombros. Um guidom mior facilita a respiração mas prejudica a aerodinâmica, deve-se encontrar um meio termo entre estes dois fatores.

-Resumindo

Todas as regulagens são muito importantes e nenhum dos parâmetros aqui apresentados são regras pétreas, mas devem servir perfeitamente para a maioria dos ciclistas. Ajustes mais delicados devem ser feitos de preferência pelo próprio ciclista durante as pedaladas. Os mínimos ajustes como por exemplo o posicionamento do taquinho ou do avanço podem vir a ser causa de lesões, sendo o mais importante o "feeling" de cada um na adaptação da bike ao seu modo de pedalar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!