15 fevereiro 2011

Fama (70 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância:   35 Km parcial até o destino (inicio na saída por terra p/ Pontalete)
Caminho: estrada terra
.
Fama é uma cidade localizada à beira da represa de Furnas e destino de muitos turistas no verão, principalmente na época de carnaval.

Como todas as cidades que beiram a represa, a beleza e lazer proporcionada pelas águas são os principais atrativos e ressalta a vantagem de escolher esse percurso.

Saindo de Três Pontas pelo estradão sentido Pontalete, segue-se por aproximadamente 15 km até a entrada à direita, junto à "Escola Municipal Agrícola" sentido Córrego do Ouro.

A estrada até Córrego do Ouro, cerca de 15 Km, é larga e muito bem conservada, transitável até em dias bem chuvosos. Chegando lá, basta atravessar a cidade e seguir direto por uma estrada (+ 6 km) que desemboca direto no ponto da balsa, onde é só atravessar que já estamos em Fama.

A balsa não cobra pra atravessar ciclistas e pedestres... À menos que não haja nenhum automóvel para a travessia e vc esteja com pressa... Aí são 10 reais! Mas o movimento em geral é grande e compensa a espera.

02 fevereiro 2011

Serra de Três Pontas - trilha pelas Bananeiras (28 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 14 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra
.
Mais uma boa opção pra quem já desbravou todas as alternativas de caminhos pro alto da Serra de Três Pontas, essa trilha que atravessa pela região das "Bananeiras" se destaca pelo visual que proporciona da serra e por belos trechos de trilhas entre árvores e beirando córregos

Saindo de Três Pontas pela estrada da "Faxina" com sentido à Carmo da Cachoeira, chega-se até a região das "Bananeiras" por um estradão muito bem conservado e por vezes até com bastante movimento de veículos, devido à quantidade de grandes fazendas nos arredores.

Somente saímos da estrada principal na região das "Bananeiras", quando se chega em uma escola beirando a estrada. Daí pra frente segue-se por uma estradinha que vai se afunilando cada vez mais até passar para um estreito trilho por entre a mata, córregos e pedras.

Ao se atingir o alto da Serra ainda tem-se muito o que pedalar (os 14 Km deste caminho são somente até uma das várias elevações da serra), pelo menos pra quem tem por objetivo chegar até o Cruzeiro no ponto mais alto. E pedalar no alto da serra não é pra qualquer um! São vários trechos bem íngremes, com muitas pedras soltas e valas.