Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 40 Km parcial até o destino (inicio em Boa Esperança)
Caminho: estrada asfalto/terra.
Ótimo pedal pra ser realizado principalmente no feriado de "Nossa Senhora Aparecida" em 12 de outubro, quando muitos romeiros se dirigem até o local para rezar e pagar promessas. Nesta data também muitos ciclistas das cidades da região enfrentam diferentes distâncias até a Santa, localizado no alto da Serra do Serrote, bem próxima da cidade de Ilicínea.
O caminho entre Boa Esperança e Ilicínea é feito através da rodovia BR-369. Essa estrada é bem conservada e com visual muito bonito, pois passa por trechos bem arborizados, fazendas e até um povoado em meio ao caminho. Porém possui um defeito: nenhum acostamento sequer. Isso a torna perigosa, e recomendada aos ciclistas somente aos domingos e feriados.
Chegando na simpática Ilicínea, basta atravessar a cidade e seguir por um pequeno trecho da rodovia sentido a cidade de Guapé até chegar na saída da estradinha por terra que nos leva até a Santa.
Apesar da distância entre a cidade de Ilicínea e o alto da Serra ser pequena (em torno de 4 km), o nível de dificuldade é bem alto. A estradinha, que serpenteia a serra até o topo, é bem conservada, porém seu último trecho é bem íngreme e com muito cascalho (e põe muito nisso!), o que torno difícil subir até mesmo empurrando a bike! Só mesmo quem tem muita técnica e experiência nesse tipo de terreno é que consegue subir até a Santa pedalando!
Já no alto a vista é deslumbrante. Além de contemplar a bela imagem da Santa, avista-se toda a cidade de Ilicínea, ao longe a serra da Boa Esperança, e uma infindável e magnífica vista da região! Realmente o pedal vale à pena!
Rodovia BR-369 - Entre Boa Esperança e Ilicínea |
Estrada de terra e Serra do Serrote ao fundo |
Ultímo e pior trecho da subida da serra |
Trecho curto de cascalhos até o alto da Santa |
Linda vista de Ilicínea do alto da serra |
Estrada serpenteando a encosta da Serra do Serrote |
Imagem da Santa no alto da Serra do Serrote em Ilicínea |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário!