25 outubro 2010

Dica: Suporte para câmeras na bike - Monte o seu facilmente!

     Um dos maiores prazeres que esse blogueiro possui, além é lógico de pedalar, é de registrar com fotos todos os passeios e trilhas percorridas. Diante da dificuldade de sacar a câmera, seja dos bolsos traseiros das camisas ou de pochetes, e dos preços injustos cobrados até dos mais simples suportes de câmeras/filmadoras para bikes, resolvi criar meu próprio suporte...

     Ultilizando peças que já estavam "encostadas" à um bom tempo, foi possível montar o suporte praticamente gastando mixaria diante dos preços dos suportes no mercado.
     
     Vamos ao que interessa então:

     Primeiramente encontre um desses pequenos refletores (popularmente chamados de olho de gato). Pode ser também uma manete de freio, ou algo do tipo. O que importa dessa peça é o fixador para prender no guidão.

     Também serão necessários: 
  • 1 parafuso com comprimento aproximado de 4-5 cm; 
  • 1 arruela; 
  • 1 porca estilo "borboleta" para facilitar o aperto manual sem ferramentas; 
  • 1 porca comum; 
  • 2 arruelas de borracha; 1 tira de borracha.
      É um suporte fácil e simples de fazer, barato, prático e ainda assim bem seguro e firme!

     Agora é só seguir as imagens para a montagem do suporte.

Ferramentas e peças necessárias



Fixar o somente o suporte do refletor no guidão da bike

Inserir o parafuso para fixar a câmera

Colocar a arruela e a porca para fixar o parafuso

Inserir também na parte de cima a porca "borboleta" e a arruela

Agora é só encaixar a câmera e sair filmando as aventuras por aí!

     Depois de tudo montado é só escolher uma bela trilha e iniciar o filme! Trajetos pelas ruas da cidade também ficam bem legais... E os filmes ficam até parecendo aqueles antigos "cine 180º" dos parques de diversões! Dá realmente outra visão dos percursos que muitas vezes já estamos cansados de pedalar!

4 comentários:

  1. Amigão, o post é velho mas a ideia atual! Achas que causaria algum dano à câmera devido à trepidação excessiva? Quanto tempo vc usou a sua assim? Estive pensando em alguma maneira de prender no peito, como já vi gente fazer com GoPro. A imagem fica legal, mas não sei como fazer!

    ResponderExcluir
  2. Usei ele mais em rodovias, com pouca trepidação. Nunca danificou minha câmera. As imagens ficaram boas mesmo minha camera não possuindo estabilizador.

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!