25 julho 2010

Elói Mendes (84 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 42 Km parcial até o destino (inicio trevo para Varginha)
Caminho: estrada asfalto
.
Pra quem gosta de um treino por estradas asfaltadas, essa é uma boa opção!

Elói Mendes é uma cidadezinha bem próxima à Varginha (+ ou - 15 Km de distância), ligadas por uma rodovia bem conservada, com alguns trechos de 3ª faixa, e possui acostamento por quase toda extensão entre as 2 cidades. Como a estrada passa beirando o rio verde, inclusive passando sobre ele por uma ponte, a paisagem é muito bonita, em alguns trechos se avista bem longe devido à altitude.

A estrada que liga Três Pontas à Varginha, como já citada em outro post, é bem sinuosa, sem acostamento e, apesar de muito bem conservada é perigosa, devido ao grande tráfego de automóveis e caminhões pesados... Alíás, a estrada entre Varginha e Elói Mendes também não fica nada átras neste quesito (periculosidade). Bem pelo contrário, chega à ser mais movimentada, pois interliga várias outras cidades até Varginha, e à rodovia Fernão Dias, porém não possui tantas curvas.

Portanto galera, pra quem quiser se aventurar, todo cuidado é pouco! Escolham dias de pouco movimento, como domingos e feriados. Dê preferência à horários de menor tráfego, saindo bem cedinho, logo ao amanhecer. E procurem sempre andar na mão correta do trânsito, no acostamento e bem atentos à tudo!

O trajeto em si, como foi dito acima, é ótimo pra quem deseja treinar, em uma boa velocidade e cadência, exercitando a força e resitência, pois possui longos trechos tanto de subida quanto descida. O ideal é utilizar uma Speed, mas uma boa bike equipada com pneus próprios para asfalto, bem finos, proporciona um ótimo rendimento no asfalto lisinho!

Ah! E chegando na cidade de Elói Mendes (pequena, mas muito agradável), não deixem de levar uma câmera, e tirar umas fotos junto ao grande orgulho da cidade: "o maior Cristo Redentor do Brasil" no morro próximo à entrada! Isto é o que dizem por lá...!

Trecho da estrada chegando à Elói Mendes

Monumento na entrada de Elói Mendes

O maior Cristo Redentor do Brasil! Será?

Igreja no centro de Elói Mendes

Casario antigo ao redor da praça da igreja em Elói Mendes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!