08 maio 2010

Serra da Boa Esperança (82 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 82 Km giro sugerido (inicio na cidade de Boa Esperança)
Caminho: estrada asfalto/terra
.
Quem pratica o Mountain Bike não pode deixar de visitar este local, que é um dos locais mais bonitos pra se pedalar aqui na região!

A Serra da Boa Esperança fica bem próxima à cidade que recebeu o mesmo nome: Boa Esperança, à cerca de 10 km de asfalto mais uns 2 Km de estrada de terra, e já estamos na fazenda que fica bem no pé da serra. Daí pra frente uma estrada bem íngreme, e bem cuidada também, sobe serpenteando por entre a mata e os cafezais até atingir o alto, onde se encontra um restaurante com 3 açudes.

Dos açudes em diante é só ir seguindo as placas, que nos levam às cachoeiras (Santa Luzia) e aos cumes mais elevados, como o Pico da Igrejinha, Pico das Antenas e Pico do Branquinho. Há outros cumes e pontos que estão destacados no mapa disponibilizado nas imagens abaixo.


No Pico da Igrejinha há uma minúscula capelinha e um cruzeiro que se encontra virado sentido à cidade de Boa Esperança. O local, apesar de não ser um dos locais mais altos da serra (perde para o Pico das Antenas e do Branquinho), não deixa de ter uma belíssima vista, onde se avista boa parte da represa de Furnas, e algumas cidades.

Já o Pico das Antenas, com seus 1300 mts de altitude, possui uma vista magnífica. Compensa o esforço de carregar um binóculo e apreciar a longa distância proporcionada pela vista. A estradinha que segue até o cume está bem deteriorada, inclusive os primeiros trechos são de mata fechada, passando por uma trilha.

As cachoeiras Santa Luzia 1 e 2 são uma atração extra. Com a formação dos seus lagos naturais com águas transparentes, um mergulho torna-se irresistível. É tudo muito lindo! O caminho está sinalizado com placas.
A serra possui outras cachoeiras, como a Cachoeira Águas Claras e a Cachoeira do Inferno, também muito visitadas e de belezas naturais indescritíveis. Porém os acessos passam por estradas diferentes, e pelo alto da serra não se chega até elas facilmente. A Cachoeira do Inferno possui um acesso mais fácil seguindo pela rodovia e entrando pelo outro lado da serra.

O ideal, para se poder visitar tantas atrações, seria poder dedicar um dia inteiro de pedal pela serra. A grande vantagem é que no alto da serra há 3 restaurantes e uma pousada, portanto pode-se almoçar e depois continuar tranquilamente o passeio.

Pra quem mora nas cidades próximas à Boa Esperança e deseja visitar a serra, uma boa dica é seguir de carro até a cidade de Boa Esperança, estacioná-lo às margens do lago, de preferência em local próximo à postos de gasolina, ou em algum estacionamento com vigilância, e iniciar o passeio de bike dali mesmo.

Mapa (clique para ampliar)


Serra encoberta
 
Paisagens do alto da serra

Bike no pico da Igrejinha

Açude e Chalés no alto da serra

Cachoeira Santa Luzia

Boa Esperança do Pico das Antenas

Rodovia sentido à serra

Capelinha no Pico da Igrejinha

Serra vista da estrada

Chegando em Boa Esperança

Sinalização do caminho para a serra



Um comentário:

  1. Daniel José Machado27 de mai. de 2010, 18:55:00

    Parabéns Alecxander, nem o secretário de Turismo de Boa Esperança deve ter um mata com tantos detalhes dos pontos turisticos da serra, continue fazendo este belissimo trabalho...
    Daniel Machado - BIKELOKOS -

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!