06 agosto 2009

Lagamar (65 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 65 Km total (inicio na saída da Usina Boa Vista)
Caminho: estrada terra

O condomínio Lagamar está localizado no município de Varginha (cidade vizinha de Três Pontas), banhado pelas águas de Furnas é um local realmente belo e bem estruturado. Possue muitas casas (mansões) dos endinheirados da região, e por esse motivo sua entrada é restrita somente aos proprietários ou visitantes com a premissão dos mesmos.
Mesmo sem poder entrar no condomínio dá pra aproveitar o passeio, pois há um restaurante que fica ao lado, também às margens da represa, de onde se obtem uma bela vista do condomínio e do lago.

01 agosto 2009

Regulagem do Selim

Este ajuste é importantíssimo. Vamos dividir em três partes: Altura, Inclinação e Distância Horizontal.

Altura do Selim
Ajuste da altura do selim

Sente-se no selim e coloque o pedivela para baixo, na posição totalmente vertical e sentado na sua bicicleta, sua perna deve estar ligeiramente dobrada, não completamente esticada. Se você estiver usando sapatilhas com tacos, deve existir uma distância de 1 cm entre seu calcanhar e o pedal. O calcanhar da perna que estiver estendida deve tocar no pedal (faça a medida calçando tênis ou sapatilha). Com isso, a sua perna deve estar formando um ângulo de 155 a 160 graus.


Pedalar fora da medida correta impede um bom desempenho da força a ser aplicada no pedal e ainda poderá provoca dores nos tendões e joelhos ocasionando lesões nos meniscos.
  Altura do Selim em relação ao Guidão
O selim deve ficar cerca de 4 cm mais acima que a linha horizontal do guidão. Procure usar um guidão com mais de 40cm de largura, pois um guidão estreito dificultará a sua respiração. Deve ser levada também em consideração a largura dos ombros do ciclista para determinar se o guidão deve ser maior ou menor na largura.
Altura em relação ao guidão
     Inclinação do Selim
Esta regulagem é de preferência pessoal, no entanto, não deixe a ponta do selim muito para baixo, pois podem ocorrer lesões nos cotovelos e pulsos (transfere muito peso aos braços) e nem muito para cima, pois pode causar irritação no ciático e até dormência nos órgãos genitais, pela má circulação causada pela posição que comprime a área do períneo onde esta localizada a próstata do homem.
Inclinação do selim
     Regulagem Horizontal
Solte o parafuso da abraçadeira do selim, você pode deslizar o selim no trilho, para frente ou para trás. Para verificar a posição do seu selim, sente na bicicleta, coloque os pés nos pedais, com o pedivela nivelado (faça isso perto de uma parede para não cair). Usando uma linha com peso, veja onde a rótula do seu joelho (aproximadamente uma polegada para dentro do joelho) está em relação a centro do eixo do pedal. Deveria estar diretamente sobre ele, para a maioria dos casos, mas se você tipicamente pedala em taxa alta de cadência (alto giro rpm), mova seu selim à aproximadamente 1 cm para frente. Ao contrário, se você sobe morros na maioria das vezes, mova seu selim de 1 a 1,5 cm para trás, para a máxima obtenção de força.

Para que se possa aplicar a força nos pedais de forma correta, é necessário que a ponta do selim esteja a centimetros do centro da caixa central. Para as bicicletas usadas em contra-relógio e triatlon, a posição é mais avançada, o atleta apóia os cotovelos no guidão e segura no cliper mais a frente. 
Avanço do selim em relação ao centro