11 dezembro 2010

Carmo da Cachoeira por terra (74 Km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância:  37 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra

Carmo da Cachoeira é uma pequena cidade situada "às margens" da rodovia Fernão Dias (BR-381).  Faz fronteira com Três Pontas no lado leste do município, próximo à Serra de TP.

O caminho para Carmo da Cachoeira passa pela mesma estrada de terra que nos leva ao caminho principal sentido à Serra de TP, saindo pelo trevo sentido Santana. A estrada é muito boa em grande parte do caminho (principalmente dentro do município de Três Pontas), após entrar no município de Carmo da Cachoeira ela afunila em alguns trechos, possui mais curvas e longos trechos de subidas e descidas acentuadas, o que torna o rendimento do pedal um pouco mais lento. Mas devido ao primeiro trecho do caminho ser muito bom, e com poucas elevações, dá pra tirar o atraso e alcançar uma boa média de velocidade.

Há também poucas, ou quase nenhuma bifurcação pelo caminho, tornando difícil errar o trajeto. Somente próximo à saída de Três Pontas é que se deve tomar o cuidade de pegar a estrada sentido à direita, mas lá também é bem sinalizado e difícil de errar. No restante os entroncamentos são difíceis de confundir.


Um detalhe que deve-se tomar muito cuidado pelo caminho: 3 mata-burros nada convencionais, colocados no sentido vertical à estrada! O nome correto seria mata-ciclista... Além de tudo, um deles fica na curva de uma descida acentuada! Eles estão posicionados mais próximos de Carmo da Cachoeira. Portanto todo cuidado e atenção neste trajeto!

A estrada é em geral movimentada, mas isso durante a semana... Domingos e feriados é tranquilo. Há somente um barzinho em todo o caminho, em uma fazenda ao lado do campo de futebol, mais ou menos no meio do caminho. Se a sede apertar e acabar o estoque de água, pode-se apelar para uma torneira salvadora na fazenda Triunfo, também localizada no meio do caminho. O ideal é ir bem preparado de água e suprimentos.

Esse trajeto é uma boa opção para quem deseja treinar num ritmo mais forte, mantendo uma boa média de velocidade. E também treinar a força, pois há longos trechos de subidas, principalmente próximo à Carmo da Cachoeira.

Bom pedal à todos!

Um dos mata-ciclistas!

Próximo à Carmo da Cachoeira: caminho bem sinalizado

Carmo da Cachoeira

Igreja em Carmo da Cachoeira

Serra de TP vista da estrada


2 comentários:

  1. Costumo pedalar em Florestal, região metropolitana de BH. Lá estes "Mata-ciclistas" e também "Mata-motociclistas" são bastantes comuns. É preciso ter bastante atenção...

    ResponderExcluir
  2. Gusto de ver Carmo!! Lo visité muchos años...gente amable!!! Mucha gente tomó sus caminos...al pasaje a Comunidad Figueira

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!