15 janeiro 2016

Dicas: Conectar GPS Garmin no Smartphone para transferir dados * Android

          Depois de muito tempo utilizando meu GPS Garmin Edge 305 (sim, já ultrapassado, mas funcionando perfeitamente bem!), sempre tive de conectá-lo ao PC ou Notebook para transferir os dados de minhas pedaladas para o Garmin Connect, Strava e outros serviços, com a finalidade de analisar meus desempenhos. Sempre achei isso uma chatice, ainda mais depois que o Garmin Connect nos fez o favor de bloquear seus plugins nos navegadores mais populares (Firefox, Chrome e IE) dificultando em muito a transferência para os sites citados acima!

            Comecei uma busca incessante de outros meios, mais práticos, para realizar isso, e para minha surpresa, descobri um app para Smartphones Android que foi uma "mão na roda"! Basta ir na loja da Google Play, pelo próprio Smartphone, e baixar o app Uploader Garmin.

          O Uploader Garmin  nos permite realizar a transferência de todos os exercícios gravados no GPS Garmin, diretamente para nosso Smartphone. Ele possui ainda opções de realizar o upload deste dados diretamente para os mais conhecidos serviços de análises e monitoramento dos dados, como Strava, Connect, Endomondo, SporTracks, Runtastic, e outros.

           No meu caso, utilizei um cabo OTG para conectar meu GPS Garmin Edge 305 ao celular, logo em seguida ele já reconheceu, daí foi só clicar em "get activities" que ele iniciou o download de todos os dados dos percursos gravados no GPS.

         Alguns modelos de GPS Garmin nem necessitam se conectar via cabo, pois existe também a opção de tranferência via ANT+.

        Infelizmente não são todos os Smartphones que são compatíveis com este app, pois será necessário que ele tenha as opções de OTG ou ANT+ para se conectar ao Garmin. Também é necessário que seu Garmin esteja na lista de dispositivos suportados pelo programa Uploader Garmin. Portanto, verifique tudo isso antes de quebrar sua cabeça tentando fazer funcionar.

       Este programa e gratuito para teste, possibilitando apenas um upload por vez para seu dispositivo, caso goste, poderá comprar a versão completa através das opções que irão surgir após o teste com êxito.

                                   

                                  

2 comentários:

  1. Uma sugestão que deixo aqui, e tenho usado atualmente, depois de experimentar o Garmim Uploader, mas ser muito limitado o uso dele, seria o ANT2net pro, ao custo de 12 reais, creio que menor que o preço que se paga pelo Garmim Uploader. Meu Smartphone é o Galaxy S5.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! Obrigado por sua sugestão! Porém, pelo que verifiquei, este app é compatível somente com os GPS Garmin das séries Forerunner e Swim. Já os da linha EDGE, que a marioria dos ciclista utilizam não se comunicam com este app. Mesmo assim valew!

    ResponderExcluir

Digite aqui seu comentário!