21 janeiro 2012

Big Biker 2012 - abertas as inscrições!

Já estão abertas as inscrições para a maior competição nacional de MTB. A primeira etapa é na cidade mineira de Itanhandu em 18/03/2012. Inscrições podem ser feitas diretamente pelo site: http://www.bigbiker.com.br/

18 janeiro 2012

GPS Garmin Fit para celulares com Android


Pra quem tem um celular com GPS e sistema Android, o software Garmin Fit é uma excelente opção para monitorar seu desempenho durante passeios e/ou treinos de bike.

Ele possui quase todas as funções de um aparelho GPS próprio para ciclismo como o Garmin Edge 305 (já descrito aqui no blog). Testado em um Smartphone Sony Ericsson NEO V, ele se saiu muito bem!

Funções e características:
- Velocidade (atual e média)
- Distâncias
- Marcação de voltas automática ou manual (LAPS)
- Grava todo o trajeto percorrido
- Altimetria
- Visualização dos mapas (exige conexão Wireless, 3G ou de dados)
- Possui um player de músicas bem prático para escutar durante o percurso
- Mostra um histórico de suas atividades

Também permite, caso o usuário possua a  cinta de monitor cardíaco e o sensor de cadência, conectá-los ao celular para monitorar também esses dados (tecnologia ANT+). Essa função foi testada com o monitor cardíaco e o sensor de cadência da própria Garmin (os quais eu já tenho), não sei se funciona com sensores de marcas diferentes como Polar e Cateye.

E além de tudo isso, ao finalizar os treinos/passeios, você poderá sincronizar os dados gravados com o site da Garmin Connect, que é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho, mostrando detalhes do trajeto no mapa, gráficos da velocidade, altimetria, cadência, distância, etc, etc, etc...

Mas como sempre, nem tudo são flores... Na minha opnião acho que faltaram algumas funções, como a opção de "pausa automática" durante as paradas no percurso; a possibilidade de traçarmos previamente o trajeto que queremos seguir para que ele nos guie pelas trilhas; e por fim, a opção de navegação por mapas offline, isto é, sem a necessidade de uma conecção de internet quando estamos em uma trilha e queremos visualizar a foto de satélite do local onde estamos, acredito que esta função não é tão difícil de ser imprementada, pois já há vários outros programas do tipo que permitem salvar no celular os mapas para uma visualização posterior.

De qualquer forma, eu recomendo o programa da Garmin pela sua simplicidade e facilidade de uso, além da precisão dos dados obtidos por ele.

Ele é um programa que necessita ser comprado, e está disponível no site da Android Market por aproximadamente R$ 2,00. Uma verdadeira "pechincha" que vale à pena!