01 novembro 2011

Caminhos pelo Morro Cavado (45 Km)

Grau de dificuldade: 3 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância:  45 Km giro total (inicio saíndo pelo bairro Eucaliptos)
Caminho: estrada terra
.
A região rural do "Morro Cavado" fica numa área entre os municípios de Três Pontas, Santana da Vargem e Campos Gerias. Há muitas grandes fazendas pelas redondezas, as estradas são muito bem conservadas e movimentadas.

Como se trata de uma grande região, há muitas opções de estradas, portanto o percurso sugerido aqui no blog é apenas um deles.

A saída de Três Pontas é pelo bairro "Eucaliptos", passando pela famosa rua "Corredor da Formiga". A estrada escolhida passa por um pequeno trecho de arruadores de café até se chegar ao topo da região da "Bela Vista", é por apenas um pequeno trecho, depois pelo resto do caminho passa somente por estradas mais acessíveis.  Há outras opções de caminho até mais fáceis, porém a beleza deste local compensa o esforço à mais.

Como se trata de um "giro" pela região, podemos considerar a "ida" como sendo os primeiros 30 km somente de estradas de terra, até se chegar ao trevo da cidade de Santana da Vargem. Daí em diante, ao trecho denominado de "volta", são os últimos 15 km de asfalto até Três Pontas, pela rodovia, que possui um tranquilo acostamento por todo trajeto.

Abaixo o mapa do trajeto!