21 maio 2011

Dicas para enfrentar longos percursos de bicicleta



         Todos já sabemos que há ítens que são imprescindíveis mesmo que seja num curto passeio de bike. Dentre eles estão: capacete, luvas, óculos e uma caramanhola (garrafinha) de água. Mas e quando desejamos adentrar em uma grande aventura? Por exemplo um passeio que leve em torno de 3 dias ou mais de pedal? O que seria essencial levar? São questões que dependem muito do tempo e tipo de percurso.
Bom, para tentar explicar melhor, usaremos um exemplo não muito incomum: um passeio por estradas de asfalto que dure em torno de 3 dias, pedalando uns 120 Km por dia e sem contar com veículo de apoio, isto é, o ciclista deve levar consigo todo o aparato necessário.


Condicionamento físico:
De início, e antes de se preocupar com equipamentos, roupas, etc e tal, devemos nos preparar muito bem fisicamente. O treinamento, para quem já está acostumado a um pedal em torno de 2 vezes por semana, e que rode tranquilamente até em torno de uns 80 Km, deve ser intensificado tanto na distância quanto na quantidade semanal. Isso é interessante ser realizado com uma antecedência de uns 3 meses antes do passeio, pois ajudará a evitar muitos incômodos, como cãimbras, estiramentos, fisgadas e dores da fadiga muscular que vão se acumulando dia após dia em um longo percurso. Sem dúvida este é um dos principais ítens (senão o principal) a ser verificado, afinal de contas, ninguém quer planejar um passeio desse tipo e acabar frustrado pelo meio do caminho sem conseguir terminá-lo não é mesmo? O melhor de todo pedal longo, além de poder completar, é terminá-lo bem, isso é até mesmo um incentivo para novas futuras aventuras!

01 maio 2011

Coqueiral - caminho por terra após Santana (54 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 27 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada asfalto/terra
 .
Uma alternativa pra quem deseja pedalar sentido Coqueiral sem ter que pegar a rodovia estreita e sem acostamento (cerca de 8 km) que liga a cidade até a BR-265, e nem a própria BR-265, pode optar por, chegando em Santana da Vargem , entrar por uma estrada de terra até Coqueiral.

O caminho é saindo por asfalto de Três Pontas sentido Santana da Vargem, por uma rodovia larga e com acostamento, e depois de Santana é que pega-se a estrada por terra.

O trecho de estrada por terra é bem conservado (cerca de 11 Km), mas possui longas elevações. A vista da estrada é bonita, permitindo enxergar belas paisagens! Ela inicia-se ao lado de um pesqueiro, que fica em frente aos silos da empresa SAAG na saída de Santana da Vargem com sentido à Nepomuceno. O caminho é bem tranquilo, pois possui apenas um entroncamento de estradas que pode confundir, de resto, é só seguir pela estrada principal que logo se chega ao trevo de entrada da cidade de Coqueiral.

Resumo: é bom pra variar os caminhos para destinos já conhecidos!

Estrada boa... mesmo com barro!

Trecho de descida sentido Coqueiral

Trevo de chegada em Coqueiral

Trevo em Coqueiral e saída por terra à direita