Realizar uma longa viagem de bike, transpondo os próprios limites, seja de distância ou tempo pedalando, e ainda chegar à um destino ímpar, passando por belos vales, serras e estradas às vezes desertas, às vezes lotadas... Esta é a prévia do que poderá ser encontrado nesta extraordinária opção de cicloviagem, no qual o relato à seguir tenta resumir e incentivar futuros ciclistas aventureiros.
A equipe CicloTP (Alecxander, Digão e Daniel) realizou em meados de agosto de 2011 uma belíssima viagem, saindo de Três Pontas-MG, com sentido ao litoral norte paulista, mais especificamente Ubatuba-SP. Em um percurso de 450 km, percorridos em 3 dias, realizando uma média de 150 km diários. Numa viagem estudada e planejada antecipadamente, como não poderia de ser... Oquê possibilitou que fosse plenamente cumprida, e o melhor: sem imprevistos indesejados, e com toda segurança e animação dos integrantes da equipe.
A viagem deu-se início no dia 18 de agosto, às 6:30 da manhã, quando o sol ainda raiava, mas já dava pra prever que seria um excelente dia de pedal, visto que a previsão de tempo limpo e temperatura amena se concretizava com o firmar do sol no horizonte. Pedalando sentido à Santa Rita do Sapucaí-MG, onde seria o local de repouso no fim do primeiro dia, pegamos a primeira, e talvez a única temida rodovia, devido ao trânsito e à falta de acostamento, a MG-167, em seus 26 Km que ligam Três Pontas à Varginha. Como era uma quinta-feira, de pleno movimento, optamos por um horário que analizamos ser mais tranquilo. E o planejamento funcionou, pois até a metade do caminho, onde haviam mais curvas e trechos perigosos, o movimento foi bem tranquilo, e depois, no restante, a rodovia já possuia alguns escassos acostamentos, mas já eram bem menas as curvas, o que gerou tranquilidade e o fim da ansiedade inicial da viagem.