17 junho 2010

Criação de trilhas e caminhos para o GPS na bike

Existem vários sites que permitem criar e salvar caminhos e trilhas em formatos de arquivos próprios para serem transferidos à maioria dos GPS existentes hoje no mercado. Dentre os que já foram testados pelo blogueiro que vos escreve estão:

Esses serviços permitem que trajetos "pré-projetados" em programas tipo google Earth sejam transferidos para o site e manipulados livremente. Pode-se, por exemplo, alterar o trajeto, adicionar marcações indicando mudança de direção, pontos de referência, etc.

Além disto tudo, obtem-se a altimetria do trajeto (algo muito interessante), com isso pode-se planejar melhor o ritmo do treinamento visando atingir um melhor desempenho.

Dentre os sites citados acima, o escolhido, em termos de facilidade de uso e serviços disponíveis foi o GPSies. Ele permite salvar o caminho em vários formatos diferentes, e a visualização do mapa na tela é bem flexível e dinâmica, facilitando bastante na criação dos trajetos.

A única opção que o GPSies não possui perante os outros citados é a opção de compartilhar os trajetos pelo Google Earth, o que permite que um pequeno ícone apareça no exato ponto de início do caminho projetado quando visualizamos a região pelo Google Earth. Isto é legal pra quem deseja divulgar trilhas e caminhos com mais pessoas.

Mesmo diante deste detalhe, o GPSies ainda é considerado o melhor dentre as opções, pois permite rapidez e facilidade na criação dos caminhos, além de permitir que a tranferência dos dados para o aparelho GPS seja feita diretamente do site, sem a necessidade de outros programas.

Neste blog, dentro das postagens que indicam as trilhas e caminhos, nos finais sempre são encontrados os mapas tracejados, este é mais um dos serviços oferecidos por esse tipo de site, facilitando a visualização através de links que podem ser inseridos em sites, blogs, email e outros.

Eis o link de um trajeto para servir de exemplo: Clique Aqui!