03 novembro 2009

Dicas de como passar marchas na bicicleta (cadência)



     Dicas de como passar marchas em uma bicicleta podem parecer uma coisa básica demais, e que todo mundo já aprende logo na primeira volta que dá com uma bike nova. Porém, se observarmos a maioria dos ciclistas que trafegam pelas ruas poderemos reparar como utilizam as marchas de forma incorreta. E não são somente ciclistas iniciantes ou que pedalam pouco, até aqueles mais experientes e que se aventuram por longas trilhas cometem alguns erros. Um exemplo é o daquele ciclista que, em um trecho de reta, sem inclinação alguma, pedala loucamente em uma marcha leve. Ou então, aqueles que, subindo uma ladeira, quase têm um infarto, pois pedalam em uma marcha pesada, e fica até difícil achar o tempo pra reduzir pra uma mais leve. Estes são exemplos simples, que geralmente ocorrem com ciclistas iniciantes.
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     Com ciclistas mais experientes geralmente ocorrem erros mais com relação à cadência. Cadência é um ítem importantíssimo para aqueles que desejam passar por longas pedaladas, principalmente em estradão (estradas de terra bem conservadas) e asfalto.
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     Dizer qual a cadência correta é impossível, pois cada um tem seu rítmo. Depende muito do estado físico e treinamento.
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     Pedalar com cadência é tentar manter um certo ritmo na pedalada (giro dos pedais) mesmo com a passagem das marchas. Isso ajuda à não causar um esforço desnecessário e consequentemente um melhor rendimento por parte do ciclista (principalmente para atletas).
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     Regular a cadência é um exercício individual e que exige concentração e a persistência do ciclista. Conforme foi dito depende da resistência física de cada um. A vantagem é que, para aqueles que conseguem entender o conceito, fica mais fácil até para acompanhar outros ciclistas mais bem treinados e com condições físicas melhores.
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     Para ficar mais claro: cadência neste caso não é a velocidade que se está trafegando (km/h), mas a velocidade que se está pedalando (giro dos pedais).
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     Um exemplo simples de cadência: você está em uma reta com um giro normal dos pedais (nem muito leve e sem forçar muito), quando inicia-se um trecho de subida onde seu esforço naquela marcha vai aumentando e diminuindo sua velocidade no pedal. O correto é, antes que comece a perda na velocidade do giro dos pedais, você deve reduzir a marcha, de forma compassada, com a finalidade de manter a mesma cadência que se tinha no início da subida. O mesmo é válido para início de trechos em declive, ir passando as marchas para compensar o aumento da velocidade. Lembre-se: forçar muito em uma subida, pra depois deixar de pedalar totalmente na descida não ajuda em nada no exercício, até pelo contrário, podem causar efeitos como lesões não só musculares, mas também cardíacas e circulatórias. O ideal é pedalar dentro do seu limite e ir aumentando de acordo com o treinamento e ganho de resistência e força.
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     Com o tempo, o ganho de resitência permite ao ciclista aumentar a cadência sem o risco de lesões e fadiga desnecessária. E melhor ainda, aumetar o "peso da marcha" na qual trafega, ganhando também em velocidade final, o que é importante pra quem compete.

7 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem cara! Tentarei aplicar essa teoria! VLW!

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  2. Realmente esse seu blog é um achado! Parabéns!

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  3. Já li alguns artigos seus hoje e não posso deixar de agradecer!! Muito úteis!! Parabéns!

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  4. Muito boa sua dica, vou ficar mais atenta nesses detalhes. Obrigada!

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