18 junho 2013

Dicas: BikeFit - Como? Onde? Porquê realizar?


O Bikefit é um teste específico para que os ciclistas possam encontrar um melhor posicionamento na bicicleta, proporcionando conforto e desempenho. Ele se baseia nas medidas do ciclista para indicar qual o tamanho ideal da bike (quadro, selim, avanços, pedal...) ajustando as medidas à fim de evitar dores e lesões ( costas, joelhos, tendões, cotovelos, etc.).

Muitas pessoas desistem de pedalar por razões das dores citadas acima, e geralmente a maior causa é justamente a falta de simples ajustes na bike, o que torna um simples passeio o responsável por dias de sofrimento para a recuperação de lesões.
 
Altura do banco ( selim ), posicionamento da mesa do guidão e pedais, tamanho certo do quadro, vários outros itens, variam muito de pessoa para pessoa. E mesmo que possuam a mesma estatura, os ajustes variam muito, pois há diferenças como nas medidas de cavalo, envergadura, flexibilidade, que influenciam severamente nos resultados. Inclusive o tipo de bike que se pretende usar: mtb (moutainbike) ou uma speed (ciclismo de estrada) é um dos itens primordiais que se deve considerar.

03 junho 2013

Cachoeira Paraiso em Campos Gerais (117 km)

Grau de dificuldade: 5 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância:  117 Km giro total (inicio na saída por terra p/ Campos Gerais)
Caminho: estrada terra

Pra quem deseja treinar um pouco da resistência e também força, esta é uma boa opção!

A cachoeira Paraíso fica na cidade de Campos Gerais, mais especificamente atrás da Serra onde fica a famosa estátua do Cristo bem no alto.

O percurso que foi realizado é o seguinte: saindo de Três Pontas pelos 38 km do estradão de terra até Campos Gerais, atravessa-se a cidade e sobe a serra. Não é necessário seguir até o Cristo, porém como já estávamos bem próximo optamos por aproveitar a bela vista que se tem de lá. Após o Cristo, o caminho segue por estradinhas secundárias, atravessando fazendas até chegar no estradão principal por trás da serra. Daí são mais uns 6 km até sair por outra estradinha que nos leva até a cachoeira à uns 2 km, por boas subidas.

Há um bar junto à cachoeira: Restaurante do Marcão. Num hambiente simples, mas aconchegante. A beleza do local, com muito verde e quedas d'água proporciona um ótimo divertimento familiar.

A volta, optamos por seguir até a rodovia que liga Campo do Meio sentido Campos Gerais, seguindo pelo asfalto até a cidade e o restante pelo mesmo caminho da ida.