02 fevereiro 2011

Serra de Três Pontas - trilha pelas Bananeiras (28 Km)

Grau de dificuldade: 4 (de 1 à 5, sendo 1 o mais fácil)
Distância: 14 Km parcial até o destino (inicio no trevo para Santana da Vargem)
Caminho: estrada terra
.
Mais uma boa opção pra quem já desbravou todas as alternativas de caminhos pro alto da Serra de Três Pontas, essa trilha que atravessa pela região das "Bananeiras" se destaca pelo visual que proporciona da serra e por belos trechos de trilhas entre árvores e beirando córregos

Saindo de Três Pontas pela estrada da "Faxina" com sentido à Carmo da Cachoeira, chega-se até a região das "Bananeiras" por um estradão muito bem conservado e por vezes até com bastante movimento de veículos, devido à quantidade de grandes fazendas nos arredores.

Somente saímos da estrada principal na região das "Bananeiras", quando se chega em uma escola beirando a estrada. Daí pra frente segue-se por uma estradinha que vai se afunilando cada vez mais até passar para um estreito trilho por entre a mata, córregos e pedras.

Ao se atingir o alto da Serra ainda tem-se muito o que pedalar (os 14 Km deste caminho são somente até uma das várias elevações da serra), pelo menos pra quem tem por objetivo chegar até o Cruzeiro no ponto mais alto. E pedalar no alto da serra não é pra qualquer um! São vários trechos bem íngremes, com muitas pedras soltas e valas.


Porém, há outra alternativa pra se seguir ao invés de ir até o cruzeiro... Pode-se descer a serra pela região da Mutuca, o que encurta e facilita bastante o caminho de volta.

O legal, com tantas alternativas pra subir a serra, é ir alternando os caminhos de ida e volta, tornando o passeio sempre diferente e prazeiroso! Bom pedal à todos!

Trilha pedregosa entre mata fechada

Trecho entre mata e riacho

No "pé da serra" - antes do subidão

Já no alto da serra - Cruzeiro bem ao fundo em outro cume


No alto da serra há vários trechos bem íngremes

Bem longe do Cruzeiro no ponto mais alto da serra 

Trilha que atravessa todo o alto da serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário!